A petrolífera BP segue a tendência das suas principais competidoras e apresenta lucros recorde, na ordem de 4,49 mil milhões de euros no quarto trimestre de 2022. A gigante multinacional alcançou assim ganhos na ordem de 25,86 mil milhões de euros em todo o ano de 2022, com um disparo para mais do dobro face aos números de 2021, em que a empresa arrecadou perto de 12 mil milhões de euros.
De acordo com os resultados divulgados pela BP, os valores alcançados no quarto trimestre significam também um aumento face ao mesmo período do ano passado, mas longe da diferença registada na comparação anual. Os 4,49 mil milhões de lucro alcançado no quarto trimestre representam um aumento na ordem de 18% face ao mesmo período de 2021, em que se registaram ganhos de 3,8 mil milhões.
Por outro lado, os números do quarto trimestre mostram uma desaceleração de mais de dois terços face às contas do terceiro trimestre de 2022, quando se alcançou um lucro de 7,59 mil milhões de euros.
A BP segue assim a tendência apresentada pelos resultados das gigantes do setor petrolífero no que diz respeito ao quarto trimestre, no qual se registaram lucros bastante acima dos trimestres anteriores. Foi o caso da Shell, outra gigante do sector, cujo lucro em 2022 alcançou números recorde, tendo chegado aos 38,5 mil milhões de euros.