[weglot_switcher]

BPI adere aos Princípios para uma Banca Responsável da ONU

Os bancos signatários comprometem-se a implementar “estratégias de sustentabilidade ambiciosas, trabalhando para integrar e incorporar a sustentabilidade no centro da sua atividade, liderando também o financiamento sustentável”.
24 Maio 2023, 13h13

O BPI tornou-se signatário oficial dos Princípios para uma Banca Responsável das Nações Unidas – uma estrutura única, criada para assegurar uma indústria bancária sustentável e desenvolvida através de uma parceria entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP-FI).

Em comunicado, João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do banco, afirma que “o BPI está muito empenhado em contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através do seu desempenho enquanto organização e implementado a estrutura de financiamento sustentável. É muito importante assumir compromissos públicos com a implementação de modelos de atuação responsáveis que promovam o desenvolvimento sustentável e contribuam para enfrentar os desafios das alterações climáticas, perda de biodiversidade, poluição e da inclusão social”.

Os Princípios visam garantir que a estratégia e a atuação dos signatários estão alinhadas com a visão que a sociedade estabeleceu para o seu futuro nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Os bancos signatários comprometem-se a implementar “estratégias de sustentabilidade ambiciosas, trabalhando para integrar e incorporar a sustentabilidade no centro da sua atividade, liderando também o financiamento sustentável”.

As instituições financeiras signatárias têm de identificar e medir o impacto ambiental e social resultante de suas atividades, estabelecer e implementar metas com impacto significativo e relatar regularmente e de forma pública o seu progresso.

Os Princípios fornecem uma estrutura para que os bancos possam compreender sistematicamente os riscos e aproveitar as oportunidades decorrentes da transição para economias mais sustentáveis. Segundo estes Princípios, os signatários “assumem um papel de liderança, demonstrando como os produtos e serviços financeiros podem acelerar as mudanças necessárias para alcançar a prosperidade partilhada para as gerações atuais e futuras, construindo um futuro positivo para as pessoas e para o planeta”.

Em 2022, o BPI lançou a sua estratégia de sustentabilidade para 2022-2024 que estabelece os compromissos do Banco no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e as metas que pretende atingir em áreas como o negócio sustentável, impacto social e igualdade de género.

“A assinatura dos Princípios para uma Banca Responsável da UNEP-FI reforça ainda mais o posicionamento do BPI no ecossistema das finanças sustentáveis e contribui para uma abordagem mais coordenada e sinérgica para a integração dos princípios de sustentabilidade na estratégia e modelo de negócio do BPI”, refere o banco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.