O BPI contribuiu com 168 milhões de euros para os lucros de 1,768 milhões de euros do espanhol CaixaBank, registados entre janeiro e setembro deste ano, anunciou o banco esta sexta-feira. Nos nove primeiros meses do ano, o CaixaBank viu os seus resultados líquidos aumentarem 18,8% face ao período homólogo do ano passado. Entre janeiro e setembro de 2017, o BPI tinha contribuído com 59 milhões de euros, o que representa igualmente uma subida.
Ainda assim, a contribuição total da instituição bancária portuguesa até setembro foi de 399 milhões de euros, quando considerada a totalidade das empresas participadas do BPI.
Segundo o comunicado divulgado pelo banco que agora tem sede em Valência, os principais fatores que impulsionaram o crescimento nos lucros foram a força das receitas core, a maior contribuição do português BPI, a redução das imparidades e a contenção de custos. O banco realça a melhoria do rácio de eficiência apesar do aumento dos investimentos.
As receitas core subiram 4,5% para 6.183 milhões de euros. Com a margem financeira a subir 3,4% para 3.671 milhões.
A destacar ainda a rentabilidade que atinge 9,4%, em linha com o Plano Estratégico.
A entidade bancária liderada por Gonzalo Gortázar refere que mantém “a boa evolução do negócio em Portugal” e que terá “uma oportunidade para replicar em Portugal o nosso modelo de negócios”.
O presidente executivo do banco diz ainda que o banco reduziu “significativamente os ativos problemáticos”. O rácio de crédito em mora no terceiro trimestre baixou para 5,1%, o que compara com 5,3% no trimestre imediatamente anterior e com 6,4% um ano antes.
A demonstração de resultados do terceiro trimestre inclui uma perda de 453 milhões de euros o acordo de venda da participação da CaixaBank na Repsol. A 30 de setembro, esta participação era de 4,59%.
O CEO do CaixaBank sublinhou ainda que o banco está a avançar “a passos largos na transformação da entidade no caminho da digitalização”.
Ao nível do Balanço, durante este período, destaque para o aumento do crédito ao consumo (+15,3% num ano e mais 4,2% no trimestre) e o financiamento às empresas (+ 2,7% num ano e 1,8% no trimestre). Por outro lado os recursos de clientes cresceram até aos 363,6 milhões de euros (+4,1%).
As ações do CaixaBank estão a subir 0,23%, para 3,468 euros na bolsa de Madrid.
(atualizada)