BPI contribui com 168 milhões para os lucros de 1,8 milhões do CaixaBank até setembro

O banco espanhol teve uma subida de 18,8% nos lucros de janeiro a setembro deste ano, comparativamente ao período homólogo de 2017.

Albert Gea/Reuters

O BPI contribuiu com 168 milhões de euros para os lucros de 1,768 milhões de euros do espanhol CaixaBank, registados entre janeiro e setembro deste ano, anunciou o banco esta sexta-feira. Nos nove primeiros meses do ano, o CaixaBank viu os seus resultados líquidos aumentarem 18,8% face ao período homólogo do ano passado.  Entre janeiro e setembro de 2017, o BPI tinha contribuído com 59 milhões de euros, o que representa igualmente uma subida.

Ainda assim, a contribuição total da instituição bancária portuguesa até setembro foi de 399 milhões de euros, quando considerada a totalidade das empresas participadas do BPI.

Segundo o comunicado divulgado pelo banco que agora tem sede em Valência, os principais fatores que impulsionaram o crescimento nos lucros foram a força das receitas core, a maior contribuição do português BPI, a redução das imparidades e a contenção de custos. O banco realça a melhoria do rácio de eficiência apesar do aumento dos investimentos.

As receitas core subiram 4,5% para 6.183 milhões de euros. Com a margem financeira a subir 3,4% para 3.671 milhões.

A destacar ainda a rentabilidade que atinge 9,4%, em linha com o Plano Estratégico.

A entidade bancária liderada por Gonzalo Gortázar refere que mantém “a boa evolução do negócio em Portugal” e que terá “uma oportunidade para replicar em Portugal o nosso modelo de negócios”.

O presidente executivo do banco diz ainda que o banco reduziu “significativamente os ativos problemáticos”. O rácio de crédito em mora no terceiro trimestre baixou para 5,1%, o que compara com 5,3% no trimestre imediatamente anterior e com 6,4% um ano antes.

A demonstração de resultados do terceiro trimestre inclui uma perda de 453 milhões de euros o acordo de venda da participação da CaixaBank na Repsol. A 30 de setembro, esta participação era de 4,59%.

O CEO do CaixaBank sublinhou ainda que o banco está a avançar “a passos largos na transformação da entidade no caminho da digitalização”.

Ao nível do Balanço, durante este período, destaque para o aumento do crédito ao consumo (+15,3% num ano e mais 4,2% no trimestre) e o financiamento às empresas (+ 2,7% num ano e 1,8% no trimestre). Por outro lado os recursos de clientes cresceram até aos 363,6 milhões de euros (+4,1%).

As ações do CaixaBank estão a subir 0,23%, para 3,468 euros na bolsa de Madrid.

(atualizada)

Relacionadas

BPI e BEI disponibilizam 500 milhões para financiar empresas portuguesas de pequena dimensão

Este financiamento conjunto disponibilizado pelos dois bancos permite às empresas portuguesas beneficiarem de condições vantajosas de financiamento, que poderá cobrir a totalidade do custo total de cada projeto empresarial.

BPI com resultados de 529 milhões no terceiro trimestre

Lucros recorrentes foram de 164 milhões, mais 20% do que nos nove meses de 2017.

Pablo Forero: “Acreditamos que o BCE vai exigir um rácio de capital mais baixo ao BPI este ano”

O BPI anunciou ainda a venda este ano de uma carteira de crédito a empresas no montante de 200 milhões de euros.
Recomendadas

DBRS coloca classificação do UBS sob revisão negativa

A DBRS explica que “embora o UBS tenha sólidos fundamentais financeiros, acredita que esta aquisição também cria riscos potencialmente significativos relacionados com a execução da fusão de uma instituição bancária substancial no UBS”.

Cosec permite que apólices de seguro caução possam ser assinadas digitalmente

Para que a Cosec emita as apólices neste formato, “os representantes legais do Tomador do Seguro e do Segurado têm de ter assinaturas digitais”, explica a companhia.

CGD e PayPal avançam com parceria para os pagamentos digitais

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de estabelecer uma parceria com a PayPal, a fintech líder mundial em pagamentos digitais. Em resultado desta parceria, na aplicação Caixadirecta, os clientes podem agora associar os cartões de pagamento da Caixa à carteira digital da PayPal.
Comentários