O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançaram a 14ª edição do Prémio Capacitar destinada a apoiar projetos que promovam a autonomia, a empregabilidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças.
O Prémio Capacitar, com uma dotação de um milhão de euros, pretende ajudar quem dá respostas sociais no domínio da formação e apoio ao processo de inserção na vida laboral; promoção do auto-emprego; ajuda a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e atividades de promoção da autonomia, diz o BPI em comunicado.
As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 22 de fevereiro de 2023.
Em 2022, o Prémio Capacitar distribuiu um valor semelhante por 24 projetos sociais, “com o que se espera ter melhorado a vida de mais de 2.000 pessoas”, diz o banco em comunicado.
Este ano, os quatro Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – têm uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
“Lançado em 2010, o Prémio Capacitar tem estado todos os anos ao lado das entidades sociais que conhecem e acompanham estas pessoas, com desafios de inclusão adicionais. No total e desde então foram premiadas mais de 200 entidades para apoiar diretamente cerca de 47.000 pessoas”, refere a instituição.