A organização Princípios para o Investimento Responsável (PRI) das Nações Unidas atribuiu à BPI Gestão de Ativos, do Grupo CaixaBank, a classificação de cinco estrelas em Investimento e Política de Envolvimento (Investment & Stewardship Policy), revelou esta terça-feira o banco BPI.
Segundo o banco, na base da avaliação máxima está o “progresso, estratégia e implementação” de políticas nesta área por parte da gestora de investimentos, que obteve ainda a classificação máxima em hedge funds (Long/Short Equity – Incorporação) com a gestão do fundo BPI Alternative Iberian Equities Long Short. Em causa está a incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).
Para o CEO da BPI Gestão de Ativos, esta classificação “valida e reafirma o nosso compromisso em contribuir para uma economia sustentável, que combina a rentabilidade de longo prazo com a justiça social e a proteção ambiental”. “O alinhamento com os PRI permite promover a criação de valor para o cliente, a proximidade, transparência, flexibilidade, eficiência, responsabilidade e segurança”, afirmou Jorge Sousa Teixeira, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.
A BPI GA, que integra este índice desde 2019, fez parte dos 10% de signatários (empresas de investimento, prestadoras de serviços e gestoras de investimentos de todo o mundo) que obtiveram a pontuação máxima nos PRI, que avaliam cerca de três mil investidores institucionais e empresas do sector financeiro a nível global, com um montante sob gestão que ultrapassa 135 biliões de dólares em ativos.
Na nota divulgada à imprensa, a BPI GA destaca também outras iniciativas, entre as quais a ADVANCE (Direitos Humanos), Climate Action 100+ (ESG),
Global Compact das Nações Unidas (dez princípios relacionados com Direitos Humanos, Direito Laboral, ambiente e corrupção) ou Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), um grupo de trabalho para incentivar as empresas a informarem os seus investidores sobre os riscos relacionados com alterações climáticas.