[weglot_switcher]

BPI sai do PSI 20

O mais importante índice português voltará a ter apenas 17 empresas cotadas.
  • Rafael Marchante/Reuters
8 Fevereiro 2017, 20h48

As ações do BPI vão ser excluídas do índice da bolsa de Lisboa PSI 20, no seguimento da Oferta Pública de Aquisição (OPA) que permitiu ao CaixaBank ficara  deter 84,52% do capita do banco português, anunciou hoje a Euronext.

“Na sequência dos resultados alcançados na Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre o BPI, e face à informação disponível à data, foi decidida a exclusão das acções do Banco BPI do índice PSI 20, com data efectiva a 10 de fevereiro”, refere a entidade, em comunicado.

O BPI passou a ser detido em 84,52% pelo CaixaBank, depois do apuramento dos resultados da OPA lançada pelo banco catalão.

A instituição ainda liderada por Maria João Carioca, que se mantém na presidência da Euronext Lisboa, no limite até ao dia 6 de março, decidiu, assim, que dado que a liquidez do BPI em bolsa vai ser reduzida, já que o “free float” ficará reduzido a cerca de 6%, abandonaria o índice bolsista, que agora passa a ter apenas um banco, o BCP, e as unidade de participação do Montepio Geral.

O presidente do CaixaBank anunciou já que o Banco BPI vai continuar cotado em bolsa.

O índice PSI 20 passa a ter 17 cotadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.