O BPI vai pagar mais de 200 milhões de euros em dividendos ao CaixaBank. O número foi avançado esta sexta-feira depois de o banco apresentar um crescimento dos lucros para 365 milhões de euros no conjunto do ano passado, num período marcado pelo aumento da margem financeira.
“Temos um pay out proposto de 65% do resultado em Portugal e de 100% nos negócios em África”, afirmou João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, na apresentação dos resultados referentes a 2022, afirmando que os dividendos a distribuir vão totalizar 284 milhões de euros.
Esta proposta é feita depois de o banco ter apresentado lucros consolidados de 365 milhões de euros no conjunto de 2022. Este resultado do banco representa uma subida de 19% face aos 307 milhões de euros registados no ano anterior.
A atividade em Portugal contribuiu com 235 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 31% em comparação com 2021. Já as participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 96 milhões e 34 milhões de euros para o resultado consolidado, respetivamente, de acordo com o comunicado divulgado esta sexta-feira pela instituição financeira.
“O exercício de 2022 ficou marcado por um forte dinamismo comercial, que nos permitiu melhorar a rentabilidade e manter uma posição financeira confortável”, afirmou o presidente executivo da instituição financeira, citado no comunicado enviado à CMVM.