PremiumBrasil e Macau: dois bicentenários

Assinalaram-se dois bicentenários, relevantes para a história e contemporaneidade portuguesas.

8 – Brasil

A Independência do Brasil, autoproclamada no dia 7 de setembro de 1822, e o primeiro jornal moderno da Ásia, “A Abelha da China”, escrito em língua portuguesa, datado de 12 de setembro 1822. O que têm em comum estes dois acontecimentos em territórios tão distantes? A sua conexão ao então Império Português e o facto de ambos se basearem numa forte vontade de mudança política. Findas as Guerras Napoleónicas, sopravam os ventos do liberalismo e surgia uma vontade de mudar o statu quo político de alguns territórios debaixo de administração colonial.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

João Gonzalez é um dos cinco nomeados para os Prémios do Cinema Europeu 2022

Com 34 prémios e mais de 90 seleções oficiais de festivais de todo o mundo, o filme de João Gonzalez, “Ice Merchants”, é agora um dos cinco nomeados para os Prémios do Cinema Europeu, na categoria de Melhor Curta-Metragem. A 10 de dezembro serão conhecidos os vencedores.

Premium“O desenho pode ser um ponto de partida para começar uma coleção”

“Os portugueses conhecem os seus artistas, respeitam-nos e valorizam-nos”. Palavra de curadora, que é também diretora da única feira dedicada ao desenho em Portugal. Mónica Álvarez Careaga fala ao JE na identidade muito própria da Drawing Room Lisboa e da sua crescente “portugalidade”, que considera ser o reconhecimento de “várias gerações de excelentes artistas” portugueses.

PremiumSom harmonioso

Desenvolvido em segredo, o Co-Axial Master Chronometer Calibre 1932 é o primeiro movimento de relojoaria do mundo a fundir as funções de cronógrafo e de repetidor de minutos, necessitando do seu próprio “cérebro” mecânico para fazer soar o tempo decorrido.
Comentários