Brasil inicia processo para retomar relações bilaterais com Venezuela

Numa nota divulgada hoje pelo Itamaraty indica-se que chegou na quarta-feira a Caracas uma missão diplomática do Brasil, liderada pelo embaixador Flávio Macieira, “com o objetivo de dar início às providências para a reabertura da Embaixada do Brasil na Venezuela”.

8 – Brasil

O Governo brasileiro anunciou hoje ter enviado uma missão à Venezuela para dar início à normalização diplomática entre os dois países e para começar o processo de reabertura da Embaixada do Brasil no país.

Numa nota divulgada hoje pelo Itamaraty indica-se que chegou na quarta-feira a Caracas uma missão diplomática do Brasil, liderada pelo embaixador Flávio Macieira, “com o objetivo de dar início às providências para a reabertura da Embaixada do Brasil na Venezuela”.

O foco da viagem passou também por avaliar e conhecer o estado de conservação dos imóveis “com vistas ao pleno funcionamento da representação brasileira, inicialmente em nível de Encarregado de Negócios”.

Esta missão, acrescentou o Itamaraty, “reflete a decisão do Governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais” permitindo assim o regresso do diálogo “com o Governo venezuelano sobre os diferentes temas que compõem a agenda entre os dois países”

“O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos de amizade e de cooperação, além de extensa fronteira, é fundamental não apenas para o adequado seguimento da pauta bilateral, mas também para a revitalização da integração regional”, concluíram as autoridades brasileiras.

As relações entre os dois países, restabelecidas este mês, foram suspensas em 2019 após o então presidente brasileiro Jair Bolsonaro, ter reconhecido o líder da oposição Juan Guaidó, que se proclamou como o “Presidente legítimo” da Venezuela.

Na sequência da vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais do Brasil, o governo de Nicolás Maduro afirmou numa declaração a sua “melhor disposição e boa vontade para reforçar os laços de amizade em conjunto”.

Em dezembro de 2022, Maduro nomeou Manuel Vicente Vadell como embaixador do país no Brasil.

Recomendadas

PremiumEnvio de tanques ocidentais para território ucraniano abre período de forte incerteza

A Alemanha demorou muito tempo a concordar com o envio dos seus tanques de guerra porque Olaf Scholz sabe que as consequência podem ser muito negativas.

Ucrânia: Scholz apela à confiança dos alemães na decisão de enviar tanques

“Confie no Governo, confie também em mim! Tomamos decisões que são sempre consideradas e coordenadas a nível internacional”, disse, referindo-se à decisão anunciada esta semana.

Vídeo de violência policial nos EUA gera protestos em várias cidades

Centenas de pessoas saíram para protestar em várias cidades dos EUA, incluindo Nova Iorque, Atlanta, Washington D.C. e Detroit.
Comentários