[weglot_switcher]

Brasil: Lula da Silva promete reforma tributária

Se for novamente eleito em outubro, Lula da Silva apoiará um projeto de reforma tributária atualmente no Senado que unificaria os impostos federais sobre o consumo num imposto único.
11 Agosto 2022, 20h04

Inácio Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores à presidência do Brasil, disse que apoiará um projeto de reforma tributária que neste momento se encontra no Senado brasileiro. A unificação de impostos federais sobre o consumo num único veículo é a proposta.
Ao mesmo tempo, e segundo avança a agência Reuters, Lula da Silva quer substituir outro projeto de lei que altera o imposto sobre o rendimento que já foi aprovado pela câmara, disse o ex-ministro Aloízio Mercadante, coordenador do programa de campanha do PT e do círculo mais próximo do ex-presidente.
Lula disse recentemente que os ricos deveriam pagar mais imposto sobre os rendimentos e os pobres menos e também defende a tributação dos dividendos pagos pelas empresas. O PT estuda a tributação de dividendos acima de 1 milhão de reais (cerca de 190 mil euros) por ano e a redução dos impostos sobre as empresas no que tem a ver com os pagamentos por trabalhador.
O projeto de reforma pendente no Senado visa unificar nove impostos federais num imposto sobre valor acrescentado (IVA) a nível federal e fundir impostos estaduais e municipais; além disso quer alinhar entre os estados impostos sobre circulação de mercadorias e serviços, reduzindo ou eliminando substancialmente a tributação sobre produtos essenciais.
O líder esquerdista é atualmente o favorito na corrida presidencial de outubro, embora a sua vantagem sobre Jair Bolsonaro tenha diminuído nas sondagens mais recentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.