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Brasil pode vir a fornecer empresas nacionais de calçado

As empresas nacionais Multicouro e Group MF estiveram no salão com o objetivo de encontrarem novas parcerias e novos materiais sustentáveis para o sector do calçado português.
28 Fevereiro 2022, 17h30

O Brasil pode vir a fornecer empresas nacionais do sector do calçado, na sequência dos contactos desenvolvidos no âmbito do salão Inspiramais, que decorreu no final de janeiro em Porto Alegre, no sul daquele país sul-americano.

As empresas nacionais Multicouro e Group MF estiveram no salão com o objetivo de encontrarem novas parcerias e novos materiais sustentáveis para o sector do calçado português.

“O Brasil é um mercado muito interessante do ponto de vista das peles, do couro, seja ele acabado ou ainda em bruto. A língua facilita a comunicação, o câmbio é favorável e as empresas sérias. A visita a esta feira foi muito positiva quer no estabelecimento de contactos, quer no conhecimento de novos artigos”, refere o diretor comercial da Multicouro, Gustavo Andrade.

A Multicouro é uma empresa que se dedica à comercialização de peles e outros componentes para a indústria do calçado, marroquinaria, vestuário e mobiliário.

“Os produtos que mais nos interessaram foram as peles com todos os seus acabamentos ou mesmo em bruto para serem acabadas na Europa, sobretudo produtos bio, sustentáveis e com menor impacto ambiental foram alvo de destaque na nossa procura”, acrescenta aquele responsável.

Por seu turno, José Manuel Ferreira, administrador do Group MF, uma multinacional de ‘trading’ de calçado e vestuário em pele que trabalha para grandes marcas internacionais, foi à procura de “novos materiais como couro ‘vegan’ ou couros com forte componente orgânica”.

Este responsável vê no mercado brasileiro uma “forte possibilidade para encontrar matérias-primas alternativas, sustentáveis e orgânicas”, destacando a relação qualidade/preço e a diferenciação na estampagem e nas serigrafias impressas nos couros como mais valias.

A 25ª edição do Inspiramais, realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro em Porto Alegre, no sul do Brasil e contou com a presença de 150 empresas brasileiras que apresentaram matérias-primas e soluções de ‘design’, inovação e sustentabilidade para segmentos do calçado, confeção, mobiliário e bijuteria.

Em 2021, os componentes de calçado e pele no Brasil tiveram um importante crescimento. As exportações alcançaram os 410,3 milhões de euros, o que se traduziu num aumento de 22% comparativamente com 2020.

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