Brasil. Previsão aponta para recuo do PIB em quase 3,5% este ano

Economistas consultados pelo Banco Central no boletim Focus alteraram projeção de queda para 3,49% em 2016

De acordo com o Boletim Focus, uma publicação semanal do Banco Central do Brasil, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2016 irá cair para 3,49%, face à última previsão de 3,40%.

Uma vez que em 2015 o PIC do Brasil desceu 3,8%, será a primeira vez que o país irá registar dois anos consecutivos de retração económica, caso o resultado coincida com a previsão.

Por outro lado, os analistas esperam que a economia do Brasil cresça 0,98%. Quanto à estimativa de inflação, determinada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desceu de 6,80% para 6,72%.

A expetativa acerca do reajustamento dos preços mantém-se superior ao limite máximo da meta de 6,5% proposta pelo Governo, afastando-se do objetivo central estabelecido em 4,5%.

Recomendadas

Albergaria investe 3,7 milhões de euros na zona industrial para captar investimento e criar emprego

O município “tem realizado um forte investimento no desenvolvimento económico, dinamizando o sector empresarial e a economia local” nos últimos anos, segundo António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 

Escalões do IRS deverão subir entre 3,53% e 4,43%

Para já, pouco se sabe em relação ao Orçamento de Estado do próximo ano. O Governo esteve reunido ontem para aprovar a proposta em Conselho de Ministros extraordinário e o ministro das Finanças tem reuniões marcadas com os partidos com assento parlamentar na sexta-feira.
Comentários