Brasileiro reclama invenção do spray do futebol e pede indemnização milionária à FIFA

Heine Allemagne acusa a FIFA de usar a sua invenção sem autorização e sem ter pago por isso. A empresa do brasileiro não vende uma única lata desde 2014.

O spray que os árbitros de futebol utilizam atualmente para assinalar no relvado a marca das faltas está a provocar uma grande trapalhada entre a FIFA e Heine Allemagne, o brasileiro que diz ser inventor do pulverizador.

De acordo com o “New York Times”, Allemagne acusa a FIFA de usar e promover um produto sem ter adquirido direito para isso, pelo que exige uma indemnização de 84 milhões de euros, aproximadamente.

O órgão máximo do futebol implementou a utilização dos pulverizadores durante o campeonato do mundo, realizado no Brasil, em 2014 e, segundo o jornal norte-americano, Heine Allemagne diz nunca ter recebido nada por isso. O inventor brasileiro contou que levou 15 anos a criar o spray e, por causa da FIFA, nunca mais conseguiu vender uma lata de spray desde 2014.

A FIFA até terá tentado comprar a patente da invenção por mais de 420 mil euros, mas Allemagne não assinou nenhum acordo. Mesmo assim, segundo o inventor, a FIFA tem usado o spray, que projecta uma espessa espuma que desaparece num minuto, sem autorização e sem ter pago fosse o que fosse.

Por causa da FIFA, Heine Allemagne alega estar ser prejudicado porque, actualmente, outras empresas já produzem esses pulverizadores sem terem de pagar por isso. É que a 9.15 Fair Play Limit) permitiu, como teste, distribuir 300 latas do spray, sem qualquer referência ao inventor, e a partir daí outras entidades copiaram o pulverizador.

Um tribunal do Rio de Janeiro reconheceu recentemente a patente de Allemagne em 44 paises e ordenou à FIFA que pare de usar o spray, sob pena de ser multada em cerca de 12.600 euros por cada jogo em que o spray é usado.

Recomendadas

Castro Marim é “Município Amigo do Desporto”

O galardão reconhece o trabalho desenvolvido na área desportiva, bem como o apoio às associações desportivas, com as quais a autarquia  estabelece parcerias, procurando alargar a oferta desportiva no concelho, e a formação técnica contínua.

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários