[weglot_switcher]

‘Brexin’? Europeus querem permanência do Reino Unido na UE

Sessenta e nove por cento dos europeus considera que a saída do Reino Unido da comunidade europeia será uma coisa má para a UE; uma decisão que é partilhada por 48% dos britânicos.
  • Luke MacGregor/Reuters
16 Junho 2017, 12h47

Uma sondagem feita pelo think tank Pew Research Center indica que a maioria dos cidadãos europeus gostaria que o Reino Unido voltasse a referendar a permanência na União Europeia (UE) e considerassem a possibilidade de se manterem no bloco europeu. Apenas um quinto dos inquiridos acredita que o Brexit será a decisão mais acertada para ambas as partes.

O inquérito, que contou com a participação de 9.935 pessoas em 10 países, incluindo no Reino Unido, revela que 53% dos entrevistados querem que o Governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, volte a consultar os cidadãos do país sobre a vontade de continuarem como 28º Estado-membro da UE.

Sessenta e nove por cento dos europeus considera que a saída do Reino Unido da comunidade europeia será uma coisa má para a UE; uma decisão que é partilhada por 48% dos britânicos. A União Europeia é percecionada por 63% dos europeus de forma favorável – apenas os gregos discordam – e 49% acreditam que a Alemanha tem uma forte influência sobre a tomada de decisões no bloco e poderá ter uma palavra decisiva durante as negociações do Brexit.

No sentido inverso, 18% dos europeus consideram que o Reino Unido deve cumprir a vontade popular manifestada no referendo de 23 de junho do ano passado, que deu vitória à saída da UE. A Grécia e Itália são os países que mais apoiam o divórcio do Reino Unido e do bloco europeu.

O arranque das negociações entre a UE e o Reino Unido para a concretização do Brexit têm data marcada para na próxima segunda-feira, dia 19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.