[weglot_switcher]

Brexit. Cerca de 49% dos eleitores, acredita que Rússia interferiu no refendo

O Comité de Inteligência e Segurança britânico argumenta que o Reino Unido “subestimou muito” a ameaça russa. 49% dos eleitores considera que houve interferência russa no referendo do Brexit e 47% defende que o mesmo voltou a aconter nas eleições de dezembro.
26 Julho 2020, 11h04

Cerca de metade dos britânicos acredita que o governo russo interferiu no resultado do referendo e das eleições do ano passado que garantiam a saída do Reino Unido da União Europeia. A conclusão vem no inquérito conduzido pela consultora Opinium para o Observer, segundo notícia o “The Guardian”, este domingo.

49% dos eleitores considera que houve interferência russa no referendo do Brexit, com 23% do inquiridos a discordarem. Quanto às eleições de dezembro, cerca de 47% acredita que houve uma interferência da Rússia nos resultados.

De acordo com as conclusões, aqueles que votaram contra a saída do Brexit (63%) estão mais propensos a acreditar na interferência russa no referendo da UE, enquanto que 39% dos que votaram a favor da saída descarta essa possibilidade.

O inquérito vai mais além, e questiona também a Escócia sobre  essa possibilidade. Nos resultados do inquérito, pode ler-se que a 40% dos inquiridos acredita que a interferência russa chegou também ao referendo da independência escocesa, em 2014.

O inquérito chega dias depois da tão esperada publicação do relatório sobre interferência russa pelo Comité de Inteligência e Segurança do parlamento britânico, na semana passada. O grupo de trabalho descobriu que o governo não fez esforços suficientes para investigar uma possível interferência russa no referendo. No documento, o comité argumenta que o Reino Unido “subestimou muito” a ameaça russa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.