[weglot_switcher]

Brexit já está a ter efeito negativo, dizem empresários

Embora os dados económicos se revelem positivos, num estudo feito pela Ipsos Mori a representantes das FTSE 500, 58% dos inquiridos considerou que a saída do Reino Unido da União Europeia teve um impacto negativo nos negócios.
  • Paul Hackett/Reuters
6 Fevereiro 2017, 18h37

Os negócios já estão a ser afetados pelo Brexit, de acordo com algumas das maiores empresas britânicas, segundo um estudo da Ipsos Mori, uma das maiores empresas de estudos de mercado do Reino Unido.

Embora os dados económicos se revelem positivos, num estudo feito pela Ipsos Mori a representantes das FTSE 500, 58% dos inquiridos considerou que a saída do Reino Unido da União Europeia teve um impacto negativo nos negócios. Por outro lado, 31% das empresas dizem não ser percetível qualquer diferença desde a decisão do Brexit.

O mesmo estudo mostra que 66% dos inquiridos antecipam efeitos negativos nas empresas num prazo de 12 meses, contra apenas 13% acreditam que poderá ter um impacto positivo.

Relativamente às áreas que os inquiridos identificaram como mais importantes para o Reino Unido obter durante as negociações do Brexit, 54% destacou o movimento e acesso de mão-de-obra qualificada, 47% a garantia de acesso ao mercado único, 16% os direitos de passaporte, 13% o controlo de imigração e 9% o acordo tarifário.

A primeira-ministra britânica apresentou na última sexta-feira o “livro branco” do Brexit, onde aprofunda os doze mandamentos anunciados no discurso sobre a rota para a saída da Reino Unido da União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.