[weglot_switcher]

Brexit: Mais de sete mil empregos no sector financeiro saíram de Londres para o bloco europeu

O Banco de Inglaterra está a analisar a situação para evitar que os bancos em Londres fiquem com poucos quadros.
29 Março 2022, 17h00

Mais de sete mil empregos no sector financeiro saíram de Londres para a União Europeia (UE) como consequência da saída da Grã-Bretanha do bloco europeu, o chamado Brexit. Este valor ainda assim é menor em 400 postos de trabalho que o previsto para dezembro, de acordo com os dados da consultora EY citados esta terça-feira pelo “The Guardian”.

Embora o total esteja abaixo dos 12.500 movimentos de emprego previstos pelas empresas em 2016, quando a Grã-Bretanha votou para deixar a UE, mais podem seguir-se, explicou a gigante da consultoria no seu mais recente relatório sobre o Brexit.

A EY adiantou que as novas contratações locais ligadas ao Brexit totalizaram 2.900 em toda a Europa e 2.500 na Grã-Bretanha, onde pouco mais de um milhão de pessoas trabalham no setor dos serviços financeiros.

O Banco de Inglaterra está a analisar a situação para evitar que os bancos em Londres fiquem com poucos quadros.

Segundo a EY, Paris obteve a maior pontuação em termos de atração de empregos de Londres, totalizando 2.800, seguida de Frankfurt em cerca de 1.800, e Dublin com 1.200.

A transferência de ativos de Londres para cidades da UE mantém-se em cerca de 1,3 biliões de libras (1,54 milhões de milhões de euros), adiantou a EY. Os banqueiros disseram, em privado, que a longo prazo, pode não fazer sentido comercial ter grandes centros em Londres e na UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.