[weglot_switcher]

Brexit: May ou Corbyn, qual deles vai comandar as negociações de saída?

A poucos dias das eleições legislativas de 8 de junho no Reino Unido, a primeira-ministra conservadora, Theresa May, e o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, responderam às preocupações dos britânicos na saída da União Europeia.
  • Stefan Wermuth / Reuters
3 Junho 2017, 11h35

A saída do Reino Unido da União Europeia esteve no centro do debate que decorreu ontem entre os eleitores, a primeira-ministra conservadora, Theresa May, e o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

May afirmou à questão sobre o facto de ter convocado eleições antecipadas a 18 de abril. Um ato visto, por alguns, como uma medida para favorecer o Partido Conservador. “Não. Convoquei eleições gerais porque acredito que os britânicos têm o direito de votar e de dizer quem é que querem ver na liderança durante as negociações do Brexit. Acredito que eles devem ter um primeiro-ministro que tem uma determinação absolutamente resoluta de respeitar a sua vontade”.

A Euronews adianta que com o aproximar do dia do escrutínio, segundo um estudo da Ipsos MORI, Theresa May vai caindo nas sondagens. 45% dos britânicos dizem estar dispostos a confiar o voto aos Tories.

A subir está Jeremy Corbyn. O líder trabalhista recolhe 40% das intenções de voto e garante ter uma equipa preparada para liderar as negociações que vão levar o país à saída do bloco europeu.

Corbyn assegura; “fomos muito claros, em relação ao Brexit. O referendo existiu. Chegou-se a uma decisão. Vamos sair da União europeia. Temos uma grande equipa, com pessoas muito experientes. Keir Starmer é um dos principais advogados deste país. Penso que posso confiar as negociações a Keir Starmer, mais do que a algumas pessoas que estão a iniciar essas negociações”

O cenário futuro seja para May ou Corbyn é enfrentar os líderes do bloco europeu nas difíceis negociações que vão levar à saída do Reino Unido da União Europeia. Bruxelas já deu sinais de que não pretende facilitar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.