Brexit na mesa de Natal. Diplomatas europeus recebem ‘briefing’ sobre acordo comercial

O acordo, cujo sumário foi divulgado publicamente, tem cerca de 1.500 páginas, incluindo aproximadamente mil páginas de anexos e notas de rodapé.

União Europeia

Depois de a União Europeia e o Reino Unido terem chegado ao tão esperado acordo para o Brexit, o Natal será (ainda mais) diferente para os diplomatas europeus e para Michel Barnier, que estão reunidos ao longo deste dia 25 de dezembro para esmiuçar o documento e receber/dar informações sobre o conteúdo histórico.

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit vai passar as próximas horas a informar os embaixadores e diplomatas sobre os termos específicos do acordo entre Londres e Bruxelas, que chegou a bom porto ontem depois de vários meses de complexas negociações.

O acordo, cujo sumário foi divulgado publicamente, tem cerca de 1.500 páginas – incluindo aproximadamente mil páginas de anexos e notas de rodapé – mas ainda não foi publicado na versão integral. Os deputados britânicos continuam à espera de ler o texto completo, o que terá acontecer antes da votação no Parlamento que se realiza a 30 de dezembro.

O principal negociador comercial do Reino Unido, Lord Frost, diz que o acordo – que o Parlamento Europeu também ainda tem de ratificar – será divulgado em breve.

Para a presidente da Comissão Europeia, atingiu-se um acordo “justo e equilibrado”, ao fim da travessia de uma estrada “longa e sinuosa. “As negociações foram muito difíceis. Mas com tanto em jogo, para tantos, este era um acordo pelo qual valia a pena lutar. Temos de evitar grandes mudanças para os trabalhadores, empresas e viajantes depois de 1 de janeiro de 2020. Isso protegerá os interesses europeus. É também, creio eu, o interesse do Reino Unido”, referiu Ursula Von der Leyen na conferência de imprensa desta quinta-feira.

O relógio já não está a fazer tique-taque

O Reino Unido deixará oficialmente de ser um Estado-membro da União Europeia no próximo dia 31 de dezembro, assim que terminar o período de transição que durou um ano.

Recomendadas

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.

PremiumConferência do Jornal Económico debateu os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Assista na quinta-feira à JE Talks: Guia do Investimento Imobiliário (com áudio)

Esta semana as JE Talks olham para as tendências de crescimento e perspetivas que se irão sentir no mercado de investimento imobiliário, um tema que segue na sexta-feira para as bancas com a edição impressa do Jornal Económico. Assista a esta conversa em direto no próximo dia 22 de setembro, às 15h00.
Comentários