[weglot_switcher]

Brexit: Reino Unido dá até domingo para UE ceder em questões concorrenciais e pescas ou abandona negociações

Os britânicos querem ver cedências significativas por parte dos europeus nas matérias que têm travado o progresso das negociações, como a política de pescas e a concorrencial, que constituem matérias de princípio depois do voto pela saída da UE.
10 Dezembro 2020, 11h38

O Reino Unido deu até ao final deste fim-de-semana para que a União Europeia recue nas matérias relativas a trocas comerciais entre os dois blocos ou os britânicos abandonarão as negociações para um acordo de saída, reporta a Reuters.

Depois do falhanço das negociações entre as duas equipas responsáveis pelo processo de cada um dos lados, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estabeleceram no jantar entre ambos da passada quarta-feira que o próximo domingo constitui a data limite para ultrapassar o impasse que persiste.

O Reino Unido pretende ver recuos significativos na questão das pescas e de concorrência, reconhecendo que estas têm um impacto real limitado, mas que constituem matérias de princípio para os britânicos.

Em declarações à Sky News, o secretário dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Dominic Raab, reconheceu que existem ainda alguns “pontos de diferença significativos”, mas salientou a margem negocial que ainda existe.

“Domingo será um dia importante”, afirmou Raab. “Nunca dizemos nunca neste tipo de situações, mas creio que precisamos de ter um desfecho”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.