[weglot_switcher]

Brexit: Segundo referendo à vista?

No Parlamento britânico, há deputados que pretendem votar contra o Brexit e pedir um segundo referendo em relação à saída do Reino Unido da União Europeia.
  • Reuters /Toby Melville
11 Novembro 2016, 13h43

Os membros do Parlamento do Reino Unido, de todos os partidos, estão a ponderar votar contra o uso do Artigo 50 do Tratado de Lisboa para dar início ao Brexit, conforme avança a BBC, esta sexta-feira.

Segundo Tim, Farron, “o Artigo 50 não vai prosseguir a menos que haja um referendo sobre os termos da saída e se os britânicos não forem respeitados”. De acordo com o que o líder dos liberais democratas explicou à estação de rádio da BBC, isso “sim, é uma linha vermelha e votaremos contra o Governo”. Os liberais democratas e os membros do Parlamento do Partido Trabalhista “estão a tentar reverter o resultado do referendo”, afirma Farron.

Recorde-se que o Tribunal Superior de Justiça de Londres decretou que o Governo não pode arrancar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem consultar o Parlamento.

Já a primeira-ministra britânica, Theresa May, planeava dar início ao processo de saída do Reino Unido da comunidade o mais rapidamente possível, acionando de forma unilateral o Artigo 50 do Tratado de Lisboa e abandonar a UE sem o aval dos deputados. Contudo, a governante não teve autorização para avançar com a medida.

Na opinião dos juízes, tendo em conta que o Reino Unido aderiu à UE por decisão do Parlamento britânico, só esta instituição pode decidir sobre a saída.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.