Premium‘Brexit’ vai ser com ou sem acordo?

Já se disse praticamente tudo sobre o Brexit, mas a realidade teima em manter-se à frente de qualquer previsão: quando tudo parece estar mais ou menos definido, uma nova hecatombe submerge os esforços para que a saída do Reino Unido da União Europeia se dê de forma controlada e com um mínimo de efeitos colaterais.

As últimas semanas são disso prova mais que suficiente: quando finalmente a primeira-ministra Theresa May aterrou em Londres com um acordo assinado com as autoridades de Bruxelas e se preparava para o dar a conhecer ao seu gabinete e de seguida à Câmara dos Comuns, por certo não lhe passaria pelo seu pensamento que em poucas horas, parte do seu gabinete entraria em deserção e a votação parlamentar teria de ser adiada para uma data que neste momento ninguém arrisca qual será.

Pelo meio, Theresa May teve ainda de ir buscar forças suplementares para sobreviver a uma moção de censura dentro do seu próprio partido (que lhe correu melhor que o esperado) e de juntar os cacos do seu executivo que, de qualquer modo, está todos os dias mais vulnerável a acusações de falta de legitimidade.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 

OE2023: PAN critica “rumo de desvalorização salarial” da função pública

A porta-voz do PAN criticou hoje a proposta de aumentos salariais para a função pública, apontando um “rumo de desvalorização salarial” e alertando que os funcionários públicos “viverão com menos recursos” no próximo ano.

OE2023: Iniciativa Liberal vai insistir no desagravamento de vários impostos

O líder da Iniciativa Liberal (IL) disse hoje, em Coimbra, que o partido vai apresentar cerca de uma dúzia de propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2023, que visam o desagravamento de vários impostos.
Comentários