A Brisa – Auto Estradas de Portugal anunciou esta segunda-feira a concretização da operação de reestruturação e refinanciamento da estrutura de capital da Brisal – Auto-Estradas do Litoral, concessionária da Concessão Litoral Centro (A17).
A operação, refere num comunicado, “consolida o controlo da Brisa sobre esta concessionária de infraestruturas públicas e vai reforçar a respetiva estabilidade financeira através do reforço do investimento, garantindo eficiência operacional e níveis de serviço”.
De acordo com a empresa, esta operação “assegura o futuro da Concessão Litoral Centro, a qual, com uma extensão de 92,7 km, é um eixo rodoviário de grande importância na ligação dos distritos de Leiria e de Coimbra, integrando parcialmente o segundo corredor de ligação em autoestrada entre as cidades de Lisboa e Porto”.
De acordo com o “Negócios”, a operação envolveu o refinanciamento da Brisal junto da Allianz e uma injeção de fundos próprios adicional. Isto permitiu reembolsar os credores da concessionária, nomeadamente os fundos Strategic Value Partners e Cross Ocean.
No relatório integrado de 2021, a Brisa já tinha revelado que tinha obtido “o compromisso de uma entidade interessada em participar na reestruturação e refinanciamento”.