[weglot_switcher]

Brisa entra na Fábrica dos Unicórnios de Lisboa

A concessionária de autoestradas é a mais recente parceira estratégica do programa para empresas em crescimento “Scaling Up”, cuja segunda edição começa no início deste mês de junho.
1 Junho 2023, 09h34

O grupo Brisa e a Fábrica dos Unicórnios de Lisboa (Unicorn Factory Lisboa) assinaram uma parceria estratégica com o intuito de promover o ecossistema de empreendedorismo na capital através do apoio ao desenvolvimento e o crescimento de startups e scale-ups.

Com este acordo, a maior concessionária de autoestradas do país juntou-se ao programa “Scaling Up” para prestar um auxílio estruturado aos inovadores, nomeadamente aperfeiçoar os produtos e/ou serviços comercializados pelas scale-ups (empresas em fase de crescimento expressivo) que estão em Lisboa.

A Brisa faz assim parte do grupo de 28 parceiros do programa – cuja segunda edição arranca no início deste mês com oito novas empresas -, entre os quais está a Google, a Galp Energia, a Delta Cafés, a sociedade de advogados Cuatrecasas, a seguradora Fidelidade, o BPI, a consultora PwC e mais de 30 fundos de investimento.

“As nossas unidades de negócio estão focadas no futuro, em antecipar novas formas de pensar, novas metodologias e processos que potenciem a inovação disruptiva. Através desta parceria com a Unicorn Factory Lisboa, esperamos conectar-nos com scaleups de alto potencial e ajudá-las a melhorar e expandir os seus negócios, bem como com o ecossistema empreendedor” afirma a diretora de Inovação do grupo Brisa, Ana Almeida Simões.

Em causa está o facto de o plano de expansão e internacionalização da Brisa envolver o pilar da inovação e da transformação digital nas várias unidades de negócio. Logo, o grupo liderado por António Pires de Lima tem procurado criar sinergias com startups e gerar oportunidades de desenvolvimento de projetos-piloto com empreendedores nacionais e estrangeiros. Agora, fará parte do board de mentores que vai assessorar estas emprestas em alto crescimento.

“Estamos diariamente empenhados em apoiar e ligar os fundadores a entidades de relevo que possam colaborar, capacitando e facilitando o acesso ao investimento, mentores, parceiros e potenciais clientes. Hoje damos as boas-vindas ao Grupo Brisa no nosso Programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa e estamos muito confiantes que será uma relação muito benéfica para todos”, comenta o diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo.

Ao abrigo desta parceria, o Grupo Brisa vai também fazer parte do board de mentores que vai assessorar as scale-ups do Programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa nesta fase de crescimento.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.