[weglot_switcher]

Britânicos apostam na prospeção de lítio em Portugal

Depois da empresa australiana Dakota Minerals, a britânica Savannah anunciou a compra de 75% da Slipstream Investments, que explora minerais como o quartzo, feldspato e lítio na Mina do Barroso, no concelho de Boticas, em Trás-os-Montes.
25 Maio 2017, 14h43

A empresa britânica Savannah anunciou esta quinta-feira a compra de 75% da Slipstream Investments, que explora minerais como o quartzo, feldspato e lítio na Mina do Barroso, no concelho de Boticas, em Trás-os-Montes. Esta é a segunda multinacional, em menos de um ano, a entrar na prospeção de lítio em Portugal para fabrico de baterias para a eletrificação automóvel e doméstica, de acordo com informação divulgada pelo Jornal de Negócios.

“A Savannah Resources Plc está a preparar-se para se tornar num produtor substancial de lítio para baterias com a compra de um ativo próximo da fase de produção em Portugal. Acreditamos que a prospeção na Mina do Barroso pode transformar a indústria europeia do lítio ou a indústria de veículos elétricos, ao tornar-se no primeiro produtor de lítio de qualidade para baterias na Europa”, afirma a empresa em comunicado, citado pelo ‘Jornal de Negócios’.

Depois da australiana Dakota Minerals, que deu entrada em Portugal em 2016, a Savannah quer explorar uma área de 542,12 hectares (5,42 quilómetros quadrados), em quatro zonas: Covas do Barroso, Serra d’Arga, Barca d’Arga e Tâmega. O plano mineiro anunciado pela empresa tem uma licença válida de 30 anos, desde a data de concessão, e tem em conta o impacto ambiental da exploração.

Caso seja comprovada a viabilidade de extração, o negócio pode ascender aos 6,72 milhões de euros, avança o ‘Jornal de Negócios’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.