Bruce Willis vai reformar-se. O que é a afasia, que obrigou ao seu afastamento do grande ecrã?

A mensagem, assinada por todas as filhas de Bruce, mulher e ex-mulher, indica que o ator já estava a enfrentar alguns problemas de saúde e que o diagnóstico que “lhe impacta as habilidades cognitivas” só surgiu recentemente.

O famoso intérprete do polícia John McClane de “Die Hard” vai afastar-se completamente da representação e do grande ecrã. A família de Bruce Willis revelou que o ator foi diagnosticado com afasia, uma doença que afeta a linguagem.

O anúncio foi realizado no Instagram na quinta-feira por toda a família do ator que protagonizou vários filmes de ação. A mensagem, assinada por todas as filhas de Bruce, mulher e ex-mulher, indicam que o ator já estava a enfrentar alguns problemas de saúde e que o diagnóstico que “lhe impacta as habilidades cognitivas” só surgiu recentemente.

“Após o diagnóstico e com muita consideração, o Bruce vai afastar-se da sua carreira, que significa tanto para si”, lê-se na mensagem partilhada pela família.

“Este é um momento realmente desafiador para a nossa família e estamos muito agradecidos pelo vosso amor, compaixão e apoio contínuo. Estamos a passar por esta situação como uma unidade familiar forte e queremos avisar os fãs porque sabemos o quanto ele [Bruce] significa para vocês, assim como o que vocês significam para ele”.

Nas últimas semanas, as declarações de amor de Emma Heming-Willis a Bruce Willis multiplicaram-se nas redes sociais mas os dois sempre se mostraram próximos, pelo que as sucessivas publicações nunca terão levantado suspeitas.

Mas o que é a afasia?

A afasia é uma perturbação da linguagem, que resulta de uma lesão ou doença cerebral que atinge a área onde se verifica a zona da fala, indica o hospital dos Lusíadas.

Já a CUF adianta que este é um “distúrbio da comunicação adquirido que interfere na capacidade de processamento da linguagem, sem afetar a inteligência”, ou seja, prejudica a fala e a compreensão mas também pode comprometer a leitura e escrita.

De acordo com a CUF, a causa mais comum para o surgimento da afasia é um acidente vascular cerebral (AVC), mas a família do ator não adiantou como surgiu a doença, desconhecendo-se se Bruce Willis sofreu um AVC.

A afasia manifesta-se, segundo os Lusíadas, pela “dificuldade de expressão e de compreensão”, sendo mais frequente em idosos ou pessoas com doenças neurológicas.

A doença pode começar a manifestar-se de formas simples, com a pessoa a ter dificuldade em nomear objetos que usa todos os dias ou a não conseguir fazer pedidos simples. Ao início, a afasia pode assemelhar-se a princípios de demência.

Recomendadas

Helena Coelho arrasa Miguel Milhão da Prozis: “Não compro uma única coisa mais…”

O fundador da Prozis, Miguel Milhão, está no centro da polémica, após concordar com a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos em revogar a lei do aborto, que vigorava há mais de 50 anos. Perante a sua posição, várias figuras públicas deixaram de colaborar com a marca de nutrição desportiva, como é o caso de Jessica Athayde, Marta Melro ou Diana Monteiro. A apresentadora Helena Coelho é uma das mais críticas: “é a prepotência e arrogância de quem “não precisa de Portugal”.

Confronto entre Leonor Poeiras e a TVI adiado por Cristina Ferreira ter faltado ao julgamento

A apresentadora pede mais de 1 milhão de euros como indemnização. Cristina faltou ao julgamento por ter de se deslocar ao Porto em trabalho, para marcar presença num evento promovido por Mário Ferreira.

A Casa de portas abertas: Open House Porto regressa nos dias 2 e 3 de julho

A 7.ª edição do certame propõe o tema “Casa” para explorar os 74 locais que se abrem à cidade e ao público em 2022. Mais de metade dos espaços dão-se a conhecer em estreia absoluta.
Comentários