[weglot_switcher]

Bruno Costa Carvalho sobre a crise do Benfica: “Se Rui Costa não mudar de caminho, vamos ter novas eleições este ano”

O antigo candidato à presidência do Benfica defende em entrevista ao JE que as ‘águias’ poderão ter novas eleições este ano e que tudo vai depender do que Rui Costa conseguir mostrar. Sobre a mudança de treinador em dezembro, o empresário acredita que o clube montou uma armadilha para se ver livre de Jesus.
3 Fevereiro 2022, 17h20

“Vivemos num ‘vierismo’ sem Vieira, o que é muito pior”. Em entrevista ao JE, Bruno Costa Carvalho, opositor de Luís Filipe Vieira nas eleições que elegeram o ex-presidente do Benfica, em outubro de 2020, analisa o atual momento do clube e defende a estrutura do clube e da SAD deve “cortar rapidamente os laços” com o dirigente visado na Operação “Cartão Vermelho”.

Bruno Costa Carvalho defende nesta entrevista que, a manter-se o atual estado de coisas, é muito provável que o Benfica vá novamente a eleições este ano. O antigo candidato acredita que, a nível desportivo, os ‘encarnados’ só deveriam mandar Jesus embora caso viesse um treinador que assegurasse já a preparação da próxima época, algo que não vai acontecer com Nelson Veríssimo.

É preciso cortar rapidamente todos os laços com o “vieirismo”

Rui Costa tem direcionado o seu discurso para o futuro mas não deveria haver preocupação com o momento atual e a possibilidade do Benfica não chegar aos lugares da Champions?
Acho que há duas coisas que o Benfica precisa neste momento, sendo que as duas são importantes mas têm que ser feitas ao mesmo tempo: primeiro, do ponto de vista da estrutura, é preciso cortar rapidamente todos os laços com o “vieirismo”. Enquanto isso não acontecer, o Benfica não vai ter paz. Quando digo isto é porque acredito que se deve retirar do Benfica um conjunto de pessoas que não podem estar no clube porque simbolizam aquilo que aconteceu e há muitos adeptos que não perdoam ao presidente anterior e isto de vermos o Benfica todos os dias nos jornais com estas escutas. Tem sido demolidor perceber como era a gestão do Benfica e esta gestão também porque muitos rostos do passado mantêm-se lá. Não nos podemos esquecer que Luís Filipe Vieira foi detido por suspeitas de ter roubado o Benfica e ele não podia ter feito isso sozinho.

Rui Costa vai aguentar muito tempo se não mudar rapidamente de caminho

Acredita que um novo processo eleitoral deverá ser equacionado?
Acredito que o Benfica vai precisar de novas eleições este ano. Digo isto com conhecimento de causa e conhecendo muito bem o Benfica. Dificilmente o Rui Costa vai aguentar muito tempo se não mudar rapidamente de caminho. Até porque o projeto que o presidente apresenta é a continuidade do que já vimos no passado, com isto da Cidade do Benfica, ou seja mais betão. Os sócios e adeptos querem é uma equipa competitiva.

Rui Pedro Braz tem feito um trabalho péssimo, a um nível quase amador, não sei como é que ele entra no Benfica

Do lado desportivo, como viu a gestão do dossier Jorge Jesus?
O Benfica geriu esse processo de forma completamente amadora. Rui Costa ter autorizado os dirigentes brasileiros para falar com Jorge Jesus é um erro gigante.

Pode-se dizer que o Benfica montou uma armadilha ao ex-treinador?
Acho mesmo que sim. Vejo isso dessa forma. E Jesus andou muito contente nesse processo porque queria ir embora do Benfica. O que ele não estava a contar é que o Flamengo não esperasse por ele mas pronto… foi ultrapassado pelos acontecimentos. Jesus veio para Portugal apenas por uma questão eleitoral, porque Vieira considerou que era um trunfo. No entanto, e em relação a esta época, acho que Jesus deveria ter acabado esta temporada. Mandando embora o treinador, tinha que existir uma solução imediata que já começasse a preparar a próxima época. E esse desempenho nesta temporada, compromete já a próxima. Acho que o Benfica não está no bom caminho. O Rui Pedro Braz tem feito um trabalho péssimo, a um nível quase amador, não sei como é que ele entra no Benfica. Este clube tem que ser gerido com competência e não com base nas amizades. O Benfica está longe de ter um projeto desportivo a sério.

Acredita que Luís Filipe Vieira foi a Leiria para tomar o pulso à sua popularidade entre os adeptos?
Se ele tinha alguma dúvida, ficou esclarecido. Só na cabeça dele! Toda a gente que conhece o Benfica sabia que aquilo ia acontecer. E podia ter sido pior! Se Vieira fosse ao Estádio da Luz, em vez de seis polícias teria que ter 600. Tem que ter noção que o tempo dele acabou, que fez mal ao Benfica e vamos ver o que vai acontecer daqui para a frente.

No fundo, estamos no ‘vieirismo’ sem Vieira, o que é muito pior

E como viu a intervenção de Rui Costa no final do jogo com o Gil Vicente?
Veio dar uma espécie de murro na mesa mas muito pouco convincente. Rui Costa tem dificuldade em romper com o passado, repare que nem com o John Textor ele consegue romper. O que o presidente demonstra é que não tem pulso para aquilo e é por isso que digo que é muito provável que venham novas eleições ainda este ano.

Falando de futuro, vê alguém que possa aparecer com um projeto alternativo mas mobilizador?
Vou dizer uma coisa: eu votei no Rui Costa porque era a melhor alternativa nas últimas eleições. Este é um clube com 250 mil sócios, acredito que haverá de certeza quem possa aparecer. No entanto, com estes estatutos tão limitados, apenas 5 mil poderão estar em condições de se candidatar. Alguém irá aparecer mas é preciso romper com o passado. Rui Costa não soube ler isso. No fundo, estamos no ‘vieirismo’ sem Vieira, o que é muito pior. Porque no meio daquelas fragilidades todas, Luís Filipe Vieira era um líder firme.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.