[weglot_switcher]

Bruno Fernandes e Trincão no ‘top3’ das transferências mais caras de inverno na Europa

Bruno Fernandes saiu do Sporting para o Manchester United, por 55 milhões de euros. Já Trincão assinou pelo Barcelona, por 31 milhões de euros. Os dois atletas representam dois dos três maiores negócios do mercado de inverno na Europa, que fechou no dia 31 de janeiro.
1 Fevereiro 2020, 13h46

O futebol português esteve em destaque na janela de transferências de janeiro, uma vez que dois atletas nacionais, a atuar na primeira liga portuguesa, chegaram a acordo com dois dos maiores clubes do mundo, representando na Europa duas das três maiores transferências oficializadas no chamado mercado de inverno do futebol. Tratam-se dos casos de Bruno Fernandes, 25 anos, e de Francisco Trincão, 20 anos.

A saída de Bruno Fernandes do Sporting rumo a Inglaterra, para o Manchester United, por 55 milhões de euros, foi a transferência mais cara de inverno na Europa. Já Trincão que assinou por cinco épocas pelo Barcelona, a troco de 31 milhões para o Braga, foi a terceira maior. Entre os portugueses está a transferência do sueco Dejan Kulusevski, da Atalanta para a Juventus por 35 milhões de euros.

Desde o final da época 2018/2019 que a saída de Bruno Fernandes para Alvalade era uma séria possibilidade para os responsáveis do Sporting. No verão, antes da presente época começar, o futebolista esteve na mira do Tottenham, hoje treinado por José Mourinho, mas a SAD dos verde e brancos recusou deixar sair Bruno Fernandes.

Ainda assim, o chamamento da Premier League não cessou. Em janeiro, o Manchester United acenou e o Sporting aceitou deixar sair o então capitão da equipa do plantel principal a troco de 55 milhões de euros. O valor poderá crescer substancialmente, até um máximo de 80 milhões de euros, mas só mediante o cumprimento de objetivos. O clube de Alvalade garantiu ainda o direito a 10% do valor de uma eventual futura venda de Bruno Fernandes pelos red devils.

Já o jovem Francisco Trincão, campeão europeu sub-19, protagonizou a terceira transferência mais cara de inverno na Europa.  O Braga, clube presidido por António Salvador, aceitou vender Trincão ao Barcelona, por 31 milhões de euros, um valor quase duas vezes superior aos 16,4 milhões de euros que os bracarenses tinham arrecada com a venda de Rafa ao Benfica, em 2016. Trincão representa a maior venda de sempre do clube bracarense.

Além do valor-recorde que o Barcelona acordou com António Salvador, Trincão assinou por cinco época com uma cláusula de rescisão fixada nos 500 milhões de euros. Apenas Lionel Messi (700 milhões de euros) e Antoine Griezmann (800 milhões de euros) estão blindados por um valor superior.

O jovem natural de Viana do Castelo vai continuar no Braga até ao fim desta época, mas entra já nas contas dos portugueses que vestiram a camisola blaugrana. Trincão junta-se a uma galeria que conta com Luís Figo,Vítor Baía, Fernando Couto, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Deco, André Gomes e Nelson Semedo (ainda nos quadros do clube catalão).

As dez transferências mais caras de inverno na Europa
1. Bruno Fernandes – do Sporting para Man. United por 55 milhões de euros
2. Dejan Kulusevski – da Atalanta para a Juventus por 35 milhões de euros
3. Trincão – do Sp. Braga para o Barcelona por 31 milhões de euros
4. Reinier – do Flamengo para o Real Madrid por 30 milhões de euros
5. Steven Bergwijn – do PSV para o Tottenham por 30 milhões de euros
6. Krzysztof Piatek – do Milan para o Hertha Berlim por 27 milhões de euros
7. Lucas Tousart – do Lyon para o Hertha Berlim por 25 milhões de euros
8. Paco Alcácer- do B. Dortmund para o Villarreal por 23 milhões de euros
9. Sander Berge – do Genk para o Sheffield United por 21,5 milhões de euros
10. Jarrod Bowen – do Hull City para o West Ham por 21,3 milhões de euros

O “estranho” caso de Tapsoba
Não chega à lista das dez transferências mais caras de inverno na Europa, mas a ida de Edmond Tapsoba, 20 anos, natural do Burkina-Faso, do Vitória de Guimarães para os alemães do Bayer Lerverkusem é de assinalar pela imprevisibilidade dos valores envolvidos no negócio. A transferência rendeu cerca de 18 milhões de euros ao clube vimaranense. Foi a maior venda alguma fez realizada pelo clube liderado por Miguel Pinto Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.