A Comissão Europeia emitiu uma comunicação formal, onde acusa as empresas automóveis BMW, Daimler (detentora da Mercedes-Benz) e a Volkswagen de “violarem as regras concorrenciais da União Europeia, entre 2006 e 2014, por conluio que restringiu a concorrência no desenvolvimento de tecnologias limpas para as emissões de gasolina e diesel nos carros de passageiros”.
No comunicado de Bruxelas, que apenas consta com uma versão preliminar, Margrethe Vestager, comissária europeia para a área da Concorrência, admite que “as empresas podem cooperar de várias maneiras para melhorar a qualidade dos seus produtos, mas, segundo as regras de concorrência da União Europeia, não podem fazer exatamente o contrário: não melhorar os seus produtos e não concorrer com qualidade”.
A responsável pela área da Concorrência garante que Bruxelas está “preocupada com a possibilidade de este ser um desses casos”, o que afeta diretamente os consumidores europeus porque “podem ter sido impedidos de comprar carros com a melhor tecnologia disponível”.
De acordo com a comissária Vestager, a Comissão Europeia vai investigar as suspeitas de cartel mas dar oportunidade aos três fabricantes de “responder às dúvidas” e de se defenderem perante o executivo comunitário.
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