[weglot_switcher]

Bruxelas acusa BMW, Daimler e Volkswagen de limitação de concorrência

A Comissão Europeia considerou hoje que a BMW, Daimler e VW violaram as leis de concorrência da União Europeia (UE), entre 2006 e 2014, por um alegado cartel que limitou a concorrência na área das tecnologias limpas.
5 Abril 2019, 12h03

A Comissão Europeia emitiu uma comunicação formal, onde acusa as empresas automóveis BMW, Daimler (detentora da Mercedes-Benz) e a Volkswagen de “violarem as regras concorrenciais da União Europeia, entre 2006 e 2014, por conluio que restringiu a concorrência no desenvolvimento de tecnologias limpas para as emissões de gasolina e diesel nos carros de passageiros”.

No comunicado de Bruxelas, que apenas consta com uma versão preliminar, Margrethe Vestager, comissária europeia para a área da Concorrência, admite que “as empresas podem cooperar de várias maneiras para melhorar a qualidade dos seus produtos, mas, segundo as regras de concorrência da União Europeia, não podem fazer exatamente o contrário: não melhorar os seus produtos e não concorrer com qualidade”.

A responsável pela área da Concorrência garante que Bruxelas está “preocupada com a possibilidade de este ser um desses casos”, o que afeta diretamente os consumidores europeus porque “podem ter sido impedidos de comprar carros com a melhor tecnologia disponível”.

De acordo com a comissária Vestager, a Comissão Europeia vai investigar as suspeitas de cartel mas dar oportunidade aos três fabricantes de “responder às dúvidas” e de se defenderem perante o executivo comunitário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.