A Comissão Europeia aguarda ainda a lista de reformas que as autoridades gregas devem enviar até ao final do dia de hoje, no quadro do acordo alcançado no Eurogrupo da passada sexta-feira sobre o prolongamento da assistência financeira à Grécia.
“Não recebemos ainda formalmente qualquer lista das autoridades gregas. O prazo é o final do dia de hoje, portanto há tempo até à meia-noite”, indicou uma porta-voz, acrescentando que ainda há conversações a decorrer e o executivo comunitário está em contacto com as autoridades de Atenas.
À luz do compromisso alcançado na passada sexta-feira entre o novo Governo grego e os seus credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), Atenas deve remeter hoje a Bruxelas um catálogo de reformas com que se compromete, que será analisado pelas instituições, que só então validarão o prolongamento da assistência à Grécia por mais quatro meses.
De acordo com a edição de hoje do diário alemão Bild, o catálogo de reformas que o Governo grego deve apresentar aos credores internacionais, que deverá ser centrado nas medidas de combate à evasão fiscal e a corrupção, permitirá a Atenas encaixar mais de sete mil milhões de euros de receitas.
Diversos países, incluindo a Alemanha, deverão de seguida aprovar nos seus parlamentos, até 28 de fevereiro, o prolongamento do plano de resgate à Grécia, e que o Governo grego pretende que seja o último.
OJE/Lusa