[weglot_switcher]

Bruxelas aponta para taxa de desemprego de 6,8% em Portugal este ano (com áudio)

A projeção da Comissão Europeia compara com os 7,3% previstos pelo Governo no Plano de Estabilidade. No ano passado, a taxa de desemprego fixou-se nos 6,8%.
12 Maio 2021, 09h44

A taxa de desemprego na zona euro deverá atingir os 8,4% este ano, segundo as projeções económicas da Comissão Europeia divulgadas esta quarta-feira, que colocam o indicador para Portugal nos 6,8%.

Segundo o Plano de Estabilidade, apresentado a 15 de abril, o Governo estima que a taxa de desemprego deste ano fique nos 7,3%, acima dos 6,8% com que terminou o ano de 2020. A Comissão prevê, portanto, um cenário mais otimista em relação ao mercado laboral nacional do que o executivo.

Para Bruxelas, o mercado de trabalho português continua a mostrar resiliência, provando a eficácia das medidas de preservação do emprego. Como exemplo, o relatório menciona o efeito limitado do último confinamento no desemprego e nos registados em centros de emprego. Ainda assim, houve um significativo decréscimo nas horas trabalhadas, algo consistente com uma subutilização do trabalho, a característica mas visível desta crise no mercado de trabalho.

A Comissão estima um retorno do emprego e da taxa de desemprego aos níveis pré-pandémicos em 2022, perante a melhoria da atividade económica.

O cenário não é muito diferente para a zona euro como um todo, apesar dos níveis mais altos de desemprego estimados para a economia europeia do que para a portuguesa. O relatório de previsões macro salienta a eficácia das medidas de preservação de postos de trabalho na generalidade dos Estados-membros, mas reconhece que a contratação de novos trabalhadores não deverá acelerar por enquanto, dado que “há margem para aumentar as horas trabalhadas” antes de um aumento do emprego.

Assim, a taxa deverá aumentar em 2021 para 8,4% antes de começar a recuar, prevendo Bruxelas 7,8% em 2022. O resultado é ligeiramente mais otimista na análise a toda a União Europeia, para a qual o relatório antecipa 7,6% este ano, seguido de 7,0% em 2022.

Na sua última projeção para este indicador, publicada no relatório de outono, Bruxelas apontava para 9,4% de desemprego na zona euro em 2021. Já no que respeita a Portugal, a taxa de desemprego era vista nos 7,7% em 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.