[weglot_switcher]

Bruxelas convida organizações a candidatarem-se a mais 71 milhões para cibersegurança

Do envelope disponível, 30 milhões de euros estão direcionados para o empreendedorismo nesta área da segurança informática, nomeadamente para startups e PME acelerarem a implementação da diretiva europeia NIS2.
25 Maio 2023, 19h40

A Comissão Europeia convidou esta quinta-feira as empresas, administrações públicas e outras organizações dos Estados-membros e outros parceiros do ‘Velho Continente’ a apresentarem propostas de projetos para reforçar a resiliência da comunidade única às ameaças informáticas, aumentar a sua capacidade de proteção e deteção de ciberataques e reforçar a cooperação entre os 27 países.

Do pacote financeiro de 71 milhões de euros disponível, mais de metade (35 milhões de euros), está destinada à criação do Mecanismo de Emergência em Cibersegurança, cujo objetivo é a apoiar a entreajuda entre os países no que diz respeito a incidentes cibernéticos.

Seguem-se outros 30 milhões mais direcionados para o empreendedorismo nesta área da segurança, para os quais as startups e pequenas e médias empresas (PME) podem concorrer com o intuito de acelerar a implementação da diretiva NIS2 (Network and Information Security 2) e a proposta de Lei de Resiliência Cibernética da União Europeia.

“Ações de apoio adicionais de 6 milhões de euros irão promover a coordenação entre as esferas civil e de defesa da cibersegurança, bem como o engagement das partes interessadas na área da normalização”, esclarece a instituição liderada por Ursula von der Leyen, em comunicado tornado público esta tarde.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 26 de setembro para entidades dos Estados-membros da UE e países do Espaço Económico Europeu, a Noruega e a Islândia. Em causa está o acordo com o Centro Europeu de Competências em Cibersegurança, ao abrigo dos programas de trabalho do Programa Europa Digital 2023-2024, que dispõe de um orçamento total de 909,5 milhões de euros, dos quais 392 milhões serão afetados a ações em 2023.

Simultaneamente, foi reaberto o concurso anterior para criar novas oportunidades para um orçamento remanescente de 36,5 milhões de euros nas áreas de resiliência, coordenação e intervalos de cibersegurança (3,4 milhões de euros), capacitação para SOC (centros de operações de segurança (26,3 milhões de euros) e adoção de soluções inovadoras de cibersegurança (6,8 milhões de euros). Neste caso, decorre agora até 6 de julho de 2023.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.