[weglot_switcher]

Bruxelas convida Trump para cimeira

Mensagem assinada por Donald Tusk e por Jean-Claude Juncker fala na “consolidação de pontes sobre o Atlântico”.
  • Alessandro Bianchi/Reuters
9 Novembro 2016, 10h31

Além das felicitações enviadas através da rede social Twitter, o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, assina com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, uma carta de saudação a Trump que termina com um convite para cimeira entre europeus e norte-americanos “tão depressa quanto lhe seja possível” para “definir o curso do relacionamento nos próximos quatro anos”.

Na missiva pode ler-se: “A parceira estratégica entre a União Europeia e os Estados Unidos tem raízes em valores partilhados como liberdade, direitos humanos, democracia e a crença numa economia de mercado. Ao longo dos anos, os dois lados trabalharam em conjunto para manter a paz e a prosperidade dos nossos cidadãos e à escala mundial.”

Além disso, a carta sublinha: “Hoje é mais importante do que nunca fortalecer as relações transatlânticas. Só a cooperação próxima pode permitir que a União Europeia e os Estados Unidos estabeleçam a diferença na abordagem a desafios tão exigentes como o Daesh, as ameaças à soberania da Ucrânia, integridade territorial, alterações climáticas e migração.”

Mais: “Felizmente, a parceria estratégica União Europeia-Estados Unidos é ampla e profunda, quer através dos nossos esforços conjuntos no reforço da segurança energética e na forma de encarar as alterações climáticas; quer na colaboração face às ameaças à Europa de Leste e do Sul; quer ainda através das negociações no que diz respeito ao setor do comércio. Não devemos poupar esforços para garantir que os laços de união entre nós continuam fortes e duráveis.”

Antes de terminar surge a manifestação de vontade no sentido de que haja reforço da colaboração. “Devemos consolidar as pontes que temos construído sobre o Atlântico. Os europeus confiam que a América, cujos ideais democráticos sempre foram um farol de esperança à escala mundial, continuará a investir nas suas parcerias com países amigos e aliados, contribuindo desse modo para que os nossos cidadãos e a população de todo o mundo tenham mais segurança e prosperidade.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.