A Comissão Europeia disse hoje que está a preparar uma resposta à Rússia pelo corte no abastecimento de gás à Polónia e à Bulgária a partir de hoje.
“Esta é outra tentativa de a Rússia usar gás como um instrumento de chantagem. Isto é injustificado e inaceitável. Mais uma vez, mostra que não se pode confiar na Rússia como fornecedora de gás”, disse hoje a presidente da Comissão Europeia em comunicado.
“Estamos preparados para este cenário. Estamos em contacto com todos os estados-membros. Temos estado a trabalhar para assegurar entregas alternativas e o melhor nível de armazenagem em toda a União Europeia”, afirmou Ursula von der Leyen, destacando que está a ter lugar um encontro do grupo de coordenação de gás.
“Estamos a preparar a nossa resposta conjunta ao nível da União Europeia. Vamos continuar a trabalhar com os parceiros internacionais para assegurar fluxos alternativos. E vou continuar a trabalhar com os líderes europeus e mundiais para assegurar a segurança de abastecimento de energia na Europa”, afirmou.