[weglot_switcher]

Bruxelas é o “inimigo” nas negociações do Brexit, acusa ministro das Finanças britânico

O ministro das Finanças tem sido elogiado pela União Europeia por ser um dos membros do governo mais moderado e colaborativo nas negociações, mas as palavras podem significar que está a endurecer o discurso.
  • EUTERS/Lintao Zhang/Pool
13 Outubro 2017, 16h43

O ministro das Finanças do Reino Unido arriscou tornar as negociações para a saída da União Europeia mais difíceis ao classificar Bruxelas como o “inimigo”. Philip Hammond disse, em entrevista à Sky News, compreender que há muitas emoções no governo britânico, mas pediu aos restantes membros que abandonem quezílias e se foquem nas negociações.

“A minha mensagem é esta: compreendo que as paixões são elevadas e percebo que as pessoas têm posições fortes sobre isto [Brexit], mas estamos todos a caminhar para o mesmo sítio e temos todos os mesmos objetivos”, disse Philip Hammond.

“O inimigo, os opositores estão aí, estão do outro lado da mesa das negociações. É com essas pessoas que temos de negociar, negociar arduamente para conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido”, continuou o responsável pelas Finanças britânicas, que tem sido elogiado pela União Europeia por ser um dos membros do governo mais moderado e colaborativo nas negociações.

A entrevista parece assim significar que Hammond está a endurecer o discurso, numa altura em que está a ser pressionado por outros membros do governo para ser mais duro.

Por outro lado, horas antes da entrevista do ministro à Sky News, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker tinha garantido não estar contra o Reino Unido. “Não estou em modo de vingança, nem odeio os britânicos”, disse. “Os europeus têm de estar gratos por tantas coisas que o Reino Unido trouxe à Europa antes, durante e depois da guerra. Mas agora, eles têm de pagar”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.