Bruxelas investe mais de 6 milhões de euros em projetos portugueses para ambiente, natureza e clima

O programa LIFE, instrumento de financiamento europeu no domínio do ambiente e da ação climática, foi criado em 1992 e já cofinanciou mais de 4 600 projetos em toda a União Europeia e em países terceiros, mobilizando perto de 10 mil milhões de euros.

A Comissão Europeia aprovou um pacote de investimento no valor total de 243 milhões de euros financiados pelo orçamento da União Europeia (UE) para projetos no quadro do programa “LIFE”, no qual Portugal é coordenador de quatro projetos, no valor de 6,4 milhões, e parceiro de outras 14 iniciativas.

Os projetos em que Portugal é chefe de projeto são o LIFE –  Natureza e biodiversidade (3,9 milhões de euros); proteger as plantas endémicas dos Açores do risco de extinção (LIFE VIDALIA); superar os obstáculos à proteção dos lobos (LIFE WolFlux); LIFE – Ambiente e eficiência na utilização dos recursos (1,1 milhões de euros); reduzir a pegada ambiental dos artigos de calçado (LIFE GreenShoes4All); LIFE – Adaptação às alterações climáticas (1,4 milhões de euros); e o projeto poupar água numa cidade histórica portuguesa (LIFE AGUA DE PRATA).

O financiamento da UE para o programa LIFE para o ambiente e para a ação climática vai mobilizar investimentos adicionais num total de mais de 430 milhões de euros para 142 novos projetos. Com vários projetos transnacionais financiados, o programa vai ter impacto em cada um dos Estados-Membros da UE.

O orçamento para 2014-2020 é fixado em 3,4 mil milhões de euros e abrange um subprograma “Ambiente” e um subprograma “Ação climática”. Para o próximo orçamento a longo prazo da UE (2021-2027), a Comissão propõe um aumento do financiamento, para o programa LIFE, de quase 60%.

Relacionadas

InvestEU quer investir 650 mil milhões na Europa

O Programa InvestEU vem substituir o Plano Juncker. Apesar deste novo Programa, Bruxelas continua a alertar os Estados-membros que “as reformas estruturais continuam a ser essenciais”.

Nós, Cidadãos quer plano estratégico para combater impacto ambiental do plástico

O partido propõe a eliminação e proibição de objectos como por exemplo as garrafas e os sacos de plástico em toda a administração pública regional e ainda a redução de consumíveis que têm por base produtos de plástico.

Economia circular: maior desafio é reduzir custos do regresso de matérias-primas ao mercado

Para o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, o papel do Estado é ser um agente facilitador deste processo, destacando neste sentido o plano para a economia circular.
Recomendadas

Siemens Gamesa vai fornecer 95 turbinas à Iberdrola para o mega parque no Mar do Norte

A Siemens Gamesa afirmou que o projeto vai ter início na primavera de 2026 e vai terminar no fim do ano. Quando o projeto terminar vai conseguir fornecer energia limpa para 1,3 milhões de residências no Reino Unido.

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo

Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas vai ser crucial para determinar a evolução da atual seca” e como poderá afetar as populações.
Comentários