Bruxelas paga 1,8 mil milhões a Portugal no âmbito do PRR

Em comunicado, a Comissão Europeia adianta que o pagamento de hoje “foi possível graças ao cumprimento de Portugal nos 20 marcos e alvos relacionados com a segunda parcela”. 

Bruxelas procedeu esta quarta-feira, 8 de fevereiro, ao pagamento de 1,8 mil milhões de euros a Portugal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Comissão Europeia anunciou o pagamento da segunda tranche do PRR, sendo 1,7 mil milhões em forma de subsídios e 109 milhões sob empréstimos, nos quais se exclui o pré-financiamento.

Em comunicado, a Comissão Europeia adianta que o pagamento de hoje “foi possível graças ao cumprimento de Portugal nos 20 marcos e alvos relacionados com a segunda parcela”.

A segunda tranche de fundos chega agora para permitir a reforma da gestão hospitalar pública e realizar a transição digital nos sectores públicos e privado. Entre as metas atingidas por Portugal, de acordo com a Comissão Europeia, estão “investimentos significativos nas áreas da saúde, proteção social, gestão de água, inovação, mobilidade sustentável, competência digitais, cultura, finanças públicas e administração pública”.

A Comissão relembra, no mesmo comunicado, que Portugal apresentou o pedido de pagamento da segunda tranche a 30 de setembro do ano passado, tendo a própria Comissão adotado uma “avaliação preliminar positiva do pedido de pagamento de Portugal”. Com o parecer favorável do Comité Económico e Financeiro do Conselho Europeu, a Comissão decidiu entregar os fundos.

Em comunicado, a Comissão Europeia adianta que o PRR será financiado em 15,5 mil milhões de euros em doações e 2,7 mil milhões em empréstimos, sendo que “Portugal já recebeu um pré-financiamento de 2,2 mil milhões de euros em agosto de 2021, seguido de um primeiro pagamento da TRF de 1,16 mil milhões de euros em maio de 2022”.

Relacionadas

Tribunal de Contas apenas realizou uma auditoria ao PRR e já tinham sido gastos 1,5 mil milhões (com áudio)

A juíza-conselheira Helena Abreu Lopes admitiu a escassez de auditorias em julho do ano passado quando foi acompanhar o presidente do TdC a uma audição no Parlamento.

PRR. Conselho de Ministros aprova alteração ao regime financeiro das autarquias

A proposta de lei será ainda submetida à Assembleia da República, mas o objetivo é facilitar a execução do PRR para o período entre 2021 e 2026. Prevê-se a extensão do prazo de utilização dos empréstimos e a criação de um regime excecional que alarga a margem de endividamento.
Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários