[weglot_switcher]

Bruxelas prepara-se para comprar 405 milhões de doses da vacina CureVac

Este é o quinto contrato que a Comissão Europeia assina com uma farmacêutica para o fornecimento de vacinas contra a Covid-19. Bruxelas deverá formalizar “em breve” um novo com a farmacêutica norte-americana Moderna.
  • DR AFP/Getty Images
16 Novembro 2020, 15h46

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta segunda-feira, que Bruxelas vai formalizar amanhã, 17 de novembro, um novo acordo com a farmacêutica CureVac para a compra de 405 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19.

“A propagação do Covid-19 continua na Europa e por isso precisamos de uma vacina segura e eficaz para acabar com esta pandemia”, afirmou durante uma breve conferência de imprensa, esta tarde, em Bruxelas. “Amanhã vamos fechar um novo acordo para assegurar mais doses para os europeus”.

Segundo Ursula von der Leyen, este novo contrato prevê a compra a 405 milhões de doses de uma vacina produzida pela empresa europeia CureVac. O primeiro contrato assinado em agosto previa a compra de 225 milhões de doses. 

“Este ano conseguimos financiar a CureVac, juntamente com a ajuda do Banco de Investimento Europeu, para apoiar o desenvolvimento destas vacinas e agora o progresso é tangível. Se a vacinar comprovar ser segura e eficaz, todos os Estados-Membros vão receber as suas respetivas doses ao mesmo tempo e sob as mesmas condições”, assegurou a presidente.

Este é o quinto contrato que a Comissão Europeia assina com uma farmacêutica para o fornecimento de vacinas contra a Covid-19. De acordo com Ursula von der Leyen, Bruxelas deverá formalizar um novo com a farmacêutica norte-americana Moderna que anunciou esta manhã ter desenvolvido uma vacina contra a Covid-19 com uma eficácia de 95%.

“Não sabemos qual vacina vai ser segura e eficaz. A Agência de Medicamentos Europeia (EMA) vai apenas autorizar [a sua distribuição] depois de uma análise robusta. Por isso é que precisamos de ter um largo portefólio de vacinas com várias tecnologias diferentes”, explicou a responsável pela Comissão Europeia, que anunciou ainda estar a trabalhar em parceria com a Covax para disponibilizar vacinas para países de baixo e médio rendimento “de modo a que todos tenham acesso a uma vacina segura contra a Covid-19”.

A CureVac é uma empresa europeia pioneira no desenvolvimento de uma classe completamente nova de vacinas baseadas em RNA mensageiro (mRNA), transportado para as células por nanopartículas lipídicas. A plataforma da vacina foi desenvolvida ao longo da última década.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.