Buffet apela ao congresso norte-americano que ajude as pequenas empresas

Numa entrevista à “CNBC”, o presidente da Berkshire Hathaway disse esperar que o Congresso forneça novos estímulos em breve e estenda “em grande escala” o programa de proteção ao cheque de pagamento (PPP – sigla em inglês), que foi estabelecido no início de 2020 para fornecer empréstimos aos empregadores mais pequenos do país.

Carlos Barria/Reuters

Warren Buffet considera que os Estados Unidos estão a travar uma “guerra económica” e, nesse sentido, fez um apelo ao congresso norte-americano para que atue rapidamente na ajuda às pequenas empresas do país, as quais considera que sofreram “danos colaterais” provocadas pela pandemia de Covid-19, segundo a “Reuters”.

Numa entrevista à “CNBC”, o presidente da Berkshire Hathaway disse esperar que o Congresso forneça novos estímulos em breve e estenda “em grande escala” o popular programa de proteção ao cheque de pagamento (PPP – sigla em inglês), que foi estabelecido no início de 2020 para fornecer empréstimos aos empregadores mais pequenos do país.

“Precisamos de outra injeção para completar o trabalho. O Congresso está a debater isso agora, e espero muito que estendam o plano de PPP em grande escala para permitir que as pessoas que começam a ver a luz ao fundo do túnel lá cheguem”, disse Buffet.

Alguns programas de alívio aos danos económicos provocados pela pandemia estão programados para expirar até o final do ano. Um grupo bipartidário de legisladores dos EUA divulgou um pacote de ajuda proposto de 748 mil milhões de dólares (615 mil milhões de euros) na segunda-feira, dia 14 de dezembro, que inclui 300 mil milhões de dólares (246 mil milhões de euros) em ajudas para pequenas empresas.

Buffett referiu que, embora a Reserva Federal tenha feito um “trabalho excelente” no apoio à economia, o impacto da pandemia permanece desigual, comparando a “guerra económica” como quando algumas indústrias dos EUA recuaram para apoiar o país durante a Segunda Guerra Mundial.

O investidor realçou que a indústria de alimentos – fabricantes e grandes supermercados, tiveram um bom desempenho, enquanto em sentido contrário, o distanciamento social e outras restrições devastaram a restauração. “Isso acabou com as economias de alguém que pode ter trabalhado durante décadas com as suas famílias para construir um negócio”, acrescentou.

Recomendadas

Preços da energia em Itália vão subir ainda mais apesar de já estarem elevados

O Executivo de Roma já dedicou este ano 60 mil milhões de euros a medidas para procurar reduzir o impacto da subida destes preços.

Crise/inflação: Costa recusa razões para alarmismo sobre panorama dos créditos à habitação

António Costa procurou assegurar que o seu Governo está “atento” face ao impacto da subida dos juros nas prestações a pagar pelas famílias com créditos à habitação.

Alemanha não vai seguir “política fiscal expansionista” do Reino Unido

O Governo alemão anunciou um fundo de 200 mil milhões de euros destinado a proteger consumidores e empresas do aumento dos preços do gás impulsionado pela guerra na Ucrânia.
Comentários