[weglot_switcher]

‘Bug’ fragiliza Instagram e contactos do melhor do mundo (CR7) estão à venda

Estão cerca de mil contactos à venda na internet por 10 dólares. Celebridades foram as mais visadas, incluindo Emma Watson, Emilia Clarke, Leonardo DiCaprio, Beyoncé, Floyd Mayweather e Neymar.
  • Mario Anzuoni/Reuters
4 Setembro 2017, 12h03

Um bug expôs as informações dos utilizadores da rede social Instagram, afetando milhares de celebridades. O erro permitiu que hackers roubassem endereços de e-mail e informações de contacto. A própria rede social confirmou o acidente, mas sem dar mais informações.

A fragilidade foi entretanto corrigida, no entanto, isso não impediu que os hackers vendessem as informações privadas, que estão a circular numa base de dados com o nome Doxagram.

“Encorajamos as pessoas a manterem-se vigilantes relativamente à segurança das suas contas e terem cuidado se encontrarem alguma atividade suspeita como chamadas, mensagens e e-mails desconhecidos. A segurança da nossa comunidade é importante para nós e lamentamos muito que isto tenha acontecido”, disse o co-fundador do Instagram, Mike Krieger.

Horas após a divulgação do falha de segurança, os hackers criaram a base de dados, permitindo que todas as pessoas tenham acesso às informações dos visados, por 10 dólares (cerca de 8,4 euros), segundo a entrevista que os hackers concederam ao The Daily Beast.

Os responsáveis pelo ataque divulgaram a lista com mil contactos, sendo que contém as informações das 50 contas com mais seguidores, incluindo celebridades como Cristiano Ronaldo, Selena Gomez, Beyoncé, Neymar, Messi e Leonardo DiCaprio.

O Instagram, apesar de ter confimado o ataque, não avança com números, mas diz tratar-se de “baixa percentagem de contas” afetadas. Existem mais de 700 milhões de contas ativas nesta rede social, mas os hackers avisam que roubaram informações de seis milhões. As palavras passe não foram divulgadas.

Alguns utilizadores tiveram de mudar o número de telefone, o e-mail, ou ambos. Mas há quem tenha mesmo de recorrer a técnicas mais complexas para recuperar a conta na rede social. Foi o que aconteceu com Selena Gomez, a pessoa com mais seguidores no Instagram (126 milhões). Rumores de uma falha de segurança surgiram depois de ter sido publicada na sua conta uma fotografia de Justin Bieber, o seu ex-namorado, no passado dia 30 de agosto.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.