[weglot_switcher]

Bulgária lança nova candidata contra Guterres na ONU

Candidata búlgara apoiada por Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária de António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.
28 Setembro 2016, 09h21

A Bulgária mudou a sua candidata ao cargo de secretário-geral da ONU, substituindo Irina Bokova por Kristalina Georgieva, anunciou o primeiro-ministro do país, citado pela AFP.

Kristalina Georgieva, candidata apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária do ex-primeiro-ministro português António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.

O executivo búlgaro tinha já anunciado a intenção de apoiar Kristalina Georgieva como candidata a secretária-geral das Nações Unidas caso Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, não ficasse nos lugares cimeiros na última votação.

Kristalina Georgieva tem 63 anos, é economista e ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão Europeia. António Guterres venceu as quatro primeiras votações secretas e é apontado como o sucessor de Ban Ki-Moon, que deverá ser anunciado no próximo mês. A próxima votação decorre no dia 5 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.