[weglot_switcher]

Bullying no desporto preocupa CF Carvalheiro

Presidente do Clube, Pedro Araújo, convida especialista em psicologia no desporto para “falar abertamente”, esta sexta-feira, sobre um problema que acredita ser potenciado pelo ambiente competitivo do desporto.
18 Outubro 2017, 08h25

Falar abertamente sobre o bullying no desporto é a melhor forma de combater e agir corretamente perante o fenómeno, acredita o presidente do Carvalheiro, clube que promove, esta sexta-feira, um debate intitulado “Bullying: um auto-golo na coesão e nos valores”.

“O ambiente competitivo do desporto pode potenciar comportamentos de bullying entre pares e também, por vezes, por parte dos próprios responsáveis. Face a esta realidade, importa discutir abertamente o assunto”, esclarece Pedro Araújo.

Aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Bullying, que se assinala no próximo dia 20 de Outubro, o CF Carvalheiro convidou Paulo Manica para abordar o tema. O psicólogo com pós-graduação em psicologia no desporto conta no seu percurso com uma ligação aos escalões de formação do SL Benfica e está familiarizado com a questão da competitividade e agressividade no desporto.

“O dr. Paulo Manica está habilitado para nos dar pistas sobre o melhor rumo a seguir, por forma a consolidarmos a nossa visão de um clube de valores e que pretende formar para a vida”, explica Pedro Araújo, evocando dados da Unicef segundo os quais “uma em cada três crianças do mundo, em particular entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying”.

Consciencializar a população para esta forma de violência e encontrar formas de a prevenir são então os desafios que o CF Carvalheiro pretende colocar a todos os associados na próxima sexta-feira, pelas 19h30, na sala de apoio do Campo Adelino Rodrigues.

O clube entende que, para além da família e da escola, as instituições desportivas são estruturas importantes na prevenção e combate à violência praticada contra crianças e jovens, numa tarefa que deverá ser articulada entre todos os membros da comunidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.