[weglot_switcher]

Bundesliga rejeita entrada de capital privado externo na competição

O plano para vender uma participação nos direitos mídia da liga alemã não conseguiu garantir a votação positiva da maioria dos clubes de futebol.
29 Maio 2023, 17h41

Os principais clubes de futebol da liga Alemã (DFL) votaram contra a venda de uma participação nos direitos comerciais e de mídia da liga para empresas de private equity (investimento feito de forma privada com o intuito de lucrar com uma futura venda) marcando a segunda vez que rejeitam o dinheiro de investidores financeiros, segundo o “Financial Times”.

O plano de vender uma participação nos direitos de mídia não conseguiu garantir uma maioria de dois terços dos 36 membros da DFL , segundo informou o chefe do conselho de supervisão. A DFL engloba os clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2.

Eram vários os grupos de private equity, incluindo a Blackstone, a Advent International e a CVC Capital Partners, que estavam a competir para comprar uma participação de 12,5% no negócio de direitos de mídia.

Em fevereiro o fundo americano Sixth Street anunciou que estava a preparar uma oferta para entrar no negócio audiovisual da Bundesliga. Sendo que a venda de uma participação minoritária nos direitos desta liga, pode ser avaliada até 18 mil milhões de euros, visava diminuir a lacuna financeira com a Premier League e a LaLiga.

Já em abril a competição anunciou que as suas receitas tinham aumentado em 10,5% em 2021-2022, chegando aos 4.480 milhões de euros. Também o EBITDA agregado cresceu, atingindo os 508,9 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.