[weglot_switcher]

BusinessRail: empresários já estão em Pequim e a postos para rumar a Macau

O BusinessRail Experience é uma iniciativa de viagens de experiência cultural e de negócios através da via férrea que visita cidades de reconhecido interesse socioeconómico.
8 Outubro 2019, 14h55

Está tudo a postos para o comboio deixar a estação. Em Pequim, a propósito da nova edição do BusinessRail, uma comitiva multissetorial com empresários portugueses, entre outras nacionalidades, rumará esta quarta-feira, 9 de outubro, a Macau. Até dia 20, os empresários são convidados a participar em visitas empresariais e institucionais, atividades culturais, feiras comerciais, fóruns e congressos em Pequim, Xangai, Shenzhen, Hong Kong e Macau.

O BusinessRail é organizado pelo Centro Internacional de Cultura (CIC), pela Organização de Jovens Empresários da União Europeia (JEUNE) e pela Federação Sino-PLPE e conta ainda, com a co-organização da Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) e com a Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP).

Neste projeto, a palavra chave é networking. “O segredo do sucesso, tanto do próprio evento como dos processos de internacionalização das empresas portuguesas num mercado tão ‘sui generis’ como é o chinês, é a partilha de conhecimento num ambiente diferente, conseguido a bordo de uma carruagem de comboio”, como explica, em entrevista ao Jornal Económico, Gabriela Faria de Oliveira, fundadora e CEO do Business Rail, e diretora executiva do CIC.

Para o próximo ano, a responsável avança que já estão previstas novas edições do Iberian BusinessRail e do China BusinessRail mas há também algumas novidades como o Central Europe BusinessRail, que recorrerá igualmente ao comboio, e no qual estão contempladas as cidades de Bruxelas, Amesterdão, Berlim, Praga, Bratislava, Budapeste, Liubliana, Veneza e Roma.  Serão ainda lançados os seminários de networking em destinos como São Paulo, Dubai, Cidade da Praia, Bahrain, Beirute, Maputo, Luanda, São Tomé e Bissau.

Para 2024, a organização já está a preparar a Rota da Seda – uma edição que remonta aos antigos percursos desta rota histórica, também sobre carris, ligando Pequim a Lisboa, num evento de vários dias.

De Pequim a Macau: um só programa, 12 dias de networking

De entre um programa vasto e diversifica, destacam-se alguns momentos, nomeadamente, em Pequim, os passeios culturais e visitas a empresas e instituições como a China-Portuguese Speaking Countries Cooperation and Development Fund (Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa); CCPIT – China Council for Promotion of International Trade (Conselho da China para Promoção de Comércio Internacional); Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI); Silk Road Chamber of International Commerce (Câmara de Comércio Internacional da Rota da Seda). A comitiva será ainda recebida pelo Embaixador de Portugal na China.

Em Xangai, destacam-se as visitas ao Shanghai Hongqiao CBD (Xangai Hongqiao Distrito Central de Negócios); Hongqiao lmport Commodity Exhibition and Trade Center (Exposição de Mercadorias e Centro de Comércio).

Em Shenzhen, considerada a “Silicon Valley do Oriente”, o foco será a Tecnologia. Estão, por isso, agendadas visitas a empresas de nível internacional como a Huawei. A comitiva participará do Global Young Entrepreneurs Forum, um evento personalizado onde a comitiva estará em contacto com empresários locais de diversos setores que fazem parte da Szocra, a Associação de Repatriados Chineses no Exterior. Será ainda recebida pelo vice-presidente de Shenzhen, Zhang Wen.

Em Hong Kong, os membros da comitiva participarão em visitas, seminários e almoço de networking, e serão recebidos pelo InvestHK – Department of the Hong Kong Special Administrative Region Government for foreign direct investment (Departamento do Governo Especial da Região Administrativa de Hong Kong para o Investimento Direto Estrangeiro); HKTDC – The Hong Kong Trade Development Council (Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong); e PMQ – Hub for Hong Kong’s creative industries (Hub da Indústria Criativa de Hong Kong).

Já em Macau, participarão em eventos locais como o Congresso Internacional de Direito – VII CID – que abordará o tema “Macau como Centro de Arbitragem entre a Lusofonia e a China” (organizado pela CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa com o Apoio da AJEPC). O programa contempla ainda as feiras conjuntas MIF|PLPEX. Nesta 24ª edição a Feira Internacional de Macau propõe o tema “Cooperação – Chave para oportunidades de negócios” e,  simultaneamente, haverá mais uma edição da PLPEX – Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa; e o V Fórum de Jovens Empresários entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

As feiras MIF|PLPEX e o Fórum são organizados pelo IPIM – Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau com co-organização da AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.