[weglot_switcher]

Cá dentro e lá fora, de setembro a setembro

Os resultados positivos da economia, o incêndio mais mortífero de sempre e a visita do Papa Francisco marcaram a agenda nacional, enquanto os atentados do Daesh e os primeiros atos da administração Trump estiveram em destaque na internacional.
15 Setembro 2017, 09h17

A seleção não foi simples. Tanto no campo interno como no externo, os últimos doze meses (e os primeiros do Jornal Económico) trouxeram uma agenda cheia e quase sempre surpreendente.

Na economia, o Governo e a oposição estiveram, no entanto, de acordo sobre só um ponto – os resultados positivos não foram surpresa. O Executivo de António Costa afirma que são consequência do caminho escolhido enquanto a oposição diz que são fruto do rigor que o Governo anterior impôs.
O estado de graça da equipa de António Costa foi interrompido, no entanto, pelas críticas sobre como lidou com a tragédia de Pedrógão Grande, o assalto em Tancos e o caso Galpgate.

A WebSummit e a visita do Papa Francisco foram sucessos, provando que o país tem capacidade para organizar eventos de grande escala.
Na Europa, Emmannuel Macron fez o continente respirar de alívio face à ameaça de Marine Le Pen em França. Quase a sair da Europa, mas com negociações duras pela frente, a jogada política da primeira-ministra britânica falhou, mas Theresa May conseguiu manter-se no poder.

Nos EUA, a chegada de Donald Trump à Casa Branca foi só o início da surpresa, com o novo presidente a chocar o mundo frequentemente com decisões e declarações intempestivas.
A surpresa é o fator empregue pelo Daesh nos atentados que foram notícia pelas piores razões em cidades europeias como Manchester, Londres, Berlim e Barcelona.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.