[weglot_switcher]

Cabo submarino da Google, que liga a África à Europa, está a chegar a Portugal (com áudio)

“A transição digital é a primeira grande revolução industrial em que qual Portugal parte num excelente ponto”, disse António Costa na cerimónia que antecede a amarração do cabo Olaudah Equiano na costa de Sesimbra.
17 Maio 2022, 18h04

O cabo submarino Equiano, da Google, está prestes a chegar a Portugal. O cabo que liga a África à Europa por mar será amarrado na costa de Sesimbra na próxima semana, mas a cerimónia da celebração da sua chegada a Portugal do realizou-se esta terça-feira e contou com a presença do Governo.

O primeiro-ministro destacou a importância deste investimento para o país e referiu que hoje o conceito de distâncias geográficas mudou graças às infraestuturas tecnológicas. “Esta revolução industrial é a primeira para a qual Portugal não parte em posição de desvantagem nem por falta de recursos naturais nem pela sua posição geográfica. A transição digital, pelo contrário, é a primeira grande revolução industrial em que qual Portugal parte num excelente ponto”, disse António Costa, elogiando os recursos humanos nacionais e o facto de quase metade dos jovens com 25 anos estar no ensino superior.

O cabo Equiano começa na Europa Ocidental e percorre a costa oeste da África, conectando Portugal à África do Sul. O country manager da Google em Portugal afirma que oferece uma infraestrutura de ponta e baseia-se em tecnologia de multiplexação de divisão de espaço (SDM), que permite “aumentar a capacidade do cabo na região para uma variedade de operadoras de rede e fornecedores de serviços de Internet na Europa e em África seja para uso próprio ou para fornecer a terceiros”.

“Graças ao cabo EllaLink, o cabo submarino que liga Portugal ao Brasil e ao Equiano, Portugal pode contar com fortes melhorias em termos de maior largura de banda e redução de latência o que no final terá um impacto positivo no comércio e na economia”, garante Bernardo Correia, contextualizando que este cabo se chama de Olaudah Equiano em homenagem ao escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado quando era criança.

Aliás, segundo um estudo do Copenhagen Economics, foi apresentado há três anos, as exportações podem aumentar até 8% quando se duplica o número de cabos de internet e o potencial impacto no longo prazo com a melhoria da infraestrutura digital de Portugal é no máximo de 500 milhões de euros anuais no PIB. Este cabo permite-nos pensar estrategicamente o futuro”, assegurou António Costa, na cerimónia onde também esteve o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, e o ministro da Economia, António Costa Silva.

“Este sistema vai fornecer a flexibilidade para responder dinamicamente às necessidades de capacidade destas operadoras de rede, bem como dos clientes da Google Cloud – e criará oportunidades para estender a conectividade a outros países africanos nos próximos anos, aumentando o valor desta infraestrutura em muitas áreas”, garantiu ainda o líder da tecnológica em Portugal, rematando que projetos como o EllaLink e o Equiano podem dar apoio a parceiros operacionais de telecomunicações e beneficiar os utilizadores finais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.