[weglot_switcher]

Cabo submarino de fibra ótica da EllaLink já ‘ancorou’ em Portugal

O sistema, que exigiu um investimento de cerca de 150 milhões de euros, deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre de 2021, “convertendo Portugal na nova porta de entrada para a Europa de um nível de conectividade internacional sem precedentes”, conforme assinala a empresa responsável pelo sistema.
6 Janeiro 2021, 20h11

O cabo submarino transatlântico de fibra ótica com tecnologia de ponta da EllaLink, que vai ligar o nosso país à América Latina, já ancorou em Portugal, em Sines.

O sistema “deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre de 2021, convertendo Portugal na nova porta de entrada para a Europa de um nível de conectividade internacional sem precedentes”, assinala um comunicado da empresa.

De acordo com essa nota, “a EllaLink anuncia hoje [dia 6 de janeiro] que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação à América Latina”, acrescentando que “deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes e que chegará à Europa através de Portugal”.

“Com esta operação de investimento de 150 milhões de euros, apontada como uma das grandes apostas da Presidência Portuguesa da União Europeia, a EllaLink irá abrir um ‘corredor’ para a transmissão de dados entre os dois continentes, fornecendo novas oportunidades ao mercado europeu. Para além da primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América Latina, o sistema EllaLink inclui ainda diversas rotas terrestres que ligam ‘data centers’ estratégicos em Lisboa, Madrid, Marselha, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, em parceria com a Equinix e a Interxion”, adianta o referido comunicado.

A mesma nota relembra que, “ao longo dos últimos decénios, o consumo de produtos digitais fez disparar a necessidade de conectividade entre países e continentes, da simples transmissão de voz até à transmissão em tempo real de vídeos em ‘streaming’, e todas as futuras aplicações que serão possíveis graças à implementação do 5G em todo o mundo”.

“Essas aplicações requerem menor latência, isto é, o menor espaço de tempo que a informação leva a passar na rede, desde os utilizadores até aos ‘data centers’ e plataformas. As aplicações são tão sensíveis aos valores de latência que estes se tornaram um fator essencial para o mundo digital”, destaca o comunicado em questão.

A empresa destaca que, “ao criar a rota direta mais curta entre a Europa a América Latina, evitando a passagem por países terceiros, a EllaLink reduz a latência em 50% em comparação à atual infraestrutura, atingindo um valor real inferior a 60ms entre Portugal e o Brasil”.

“A tecnologia de ponta utilizada no sistema EllaLink garante acesso de elevada qualidade a serviços de telecomunicações e aplicações, através de uma conexão direta, de alta velocidade e com muito baixa latência. Isto será benéfico não apenas para todas as plataformas de telecomunicações, mas também para os serviços na ‘Cloud’, acesso a conteúdos, todos os tipos de negócios digitais e ainda a indústria de ‘gaming'”, salientam os responsáveis da Ellalink.

O comunicado em apreço assegura também que, “durante os primeiros meses de 2021, a EllaLink irá reforçar a sua rede para quer possa estar operacional até ao final do segundo trimestre”.

“Estão previstas ligações à ilha da Madeira e a Cabo Verde, mas também a Marselha, o que vai permitir uma conectividade ampliada com a África, Ásia e Médio Oriente. Estão já em vista outros potenciais pontos de ligação com Mauritânia, Marrocos, Guiana Francesa e Ilhas Canárias”, revela o mesmo comunicado.

Philippe Dumont, CEO da EllaLink sublinha que “é com grande orgulho que assistimos hoje à chegada do cabo a território português”.

“Ao longo dos últimos dois anos temos trabalhado de forma muito próxima com diferentes entidades que possibilitaram, e desde logo apoiaram, a chegada do cabo e a instalação da EllaLink em Portugal. Esta ligação por cabo fortalece os laços criados e a EllaLink vai continuar a contribuir para o desenvolvimento internacional, impulsionando igualmente o local, através da transformação digital de empresas e organizações em Portugal”, garante este responsável.

Por seu turno, Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização considera que “a chegada do cabo submarino de telecomunicações EllaLink inaugura uma nova era económica nesta região”.

“A EllaLink não só nos trouxe um cabo submarino de telecomunicações direto entre a União Europeia e a América do Sul, importantíssimo no contexto global, como também a possibilidade de uma parceria mais ampla em que, juntos, vamos desenvolver um ‘hub’ de estações de amarrações de cabos e centros de dados aqui em Sines. Graças a este esforço conjunto e com o importante apoio de outros parceiros, desde logo a Câmara Municipal de Sines, lançamos agora o ‘Sines Tech – Innovation and Data Center Hub’, que confere a Sines excelentes condições para acolher os grandes ‘players’ internacionais de telecomunicações e da economia digital”, defende o governante

A EllaLink é uma plataforma ótica avançada que oferece conectividade segura de alta capacidade numa rota transatlântica de baixa latência exclusiva, que serve as necessidades crescentes dos mercados latino-americano e europeu.

A rede EllaLink conecta diretamente o Brasil e a Europa, ligando os principais ‘hubs’ de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza a Lisboa, Madrid e Marselha.

O sistema EllaLink está a ser construído com tecnologia de ponta, oferecendo inicialmente 72 Tbps de capacidade através de quatro pares de fibra diretos entre a Europa e o Brasil.

“O EllaLink deverá estar pronto para serviço no segundo trimestre de 2021. A EllaLink é uma empresa independente com financiamento privado, empenhada em proporcionar produtos e serviços numa base de operador neutro e acesso aberto. Marguerite II, um fundo de ações pan-europeu ativo nos setores de energias renováveis, energia, transportes e infraestrutura digital, é o principal acionista da EllaLink”, conclui o comunicado em questão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.