[weglot_switcher]

Caciques, amigos e velhos apoiantes. Quem é quem na nova Comissão Política Nacional do PSD

O novo presidente eleito do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, já anunciou os nomes escolhidos para a Comissão Política Nacional. Os membros deste que é, por excelência, o órgão de confiança do líder do partido foram escolhidos a dedo pelo próprio Rui Rio e incluem figuras do seu círculo de amigos, apoiantes e grandes influenciadores políticos, que vão orientar a estratégia do PSD nos próximos anos.
  • Cristina Bernardo
17 Fevereiro 2018, 18h37

Salvador Malheiro:

O antigo presidente da Câmara Municipal de Ovar, no distrito de Aveiro, foi uma das grandes surpresas durante a corrida às eleições diretas do PSD. Rui Rio elegeu Salvador Malheiro para seu diretor de campanha e este terá sido um elemento-chave para lhe garantir a vitória a 13 de janeiro.

Mas sobre o antigo autarca pouco se sabe. Entrou no PSD em 2013, durante as eleições autárquicas, e foi pelo partido que concorreu à Câmara de Ovar. Desde aí, tomou o gosto pela política e começou a alargar a sua esfera de influência. É vulgarmente conhecido pelo seu forte poder local, numa altura em que tanto se fala de descentralização, mas as acusações de que teria comprado votos, tornaram-no um ativo tóxico na campanha de Rui Rio.

Apesar de se ter especulado sobre a possibilidade de Salvador Malheiro vir a manchar “o banho de ética” que Rui Rio quer dar à política, o líder mantém a sua confiança no presidente da Câmara de Ovar. O autarca rejeitou, no entanto, qualquer cargo que o obrigasse a desistir de Ovar, pondo assim de lado o lugar de secretário-geral.

 

Nuno Morais Sarmento:

Mandatário nacional da campanha de Rui Rio, Nuno Morais Sarmento foi desde logo apontado como um dos potenciais vice-presidentes do partido, após a vitória do ex-autarca do Porto. O social-democrata regressa à frente política, depois de ter sido vice-presidente de Durão Barroso, em 2002, e de Pedro Santana Lopes, 2004.

Sob a liderança de Manuela Ferreira Leite (2008-2010), foi presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Votou em Paulo Rangel nas diretas do partido, em 2010, mas não foi o suficiente para lhe dar a vitória frente a Pedro Passos Coelho. Foi uma das vozes críticas durante a liderança de Passos Coelho e um firme apoiante de Rui Rio desde a primeira hora.

 

David Justino:

Foi o coordenador da moção estratégica de Rui Rio durante a sua campanha ao PSD. David Justino recusa “determinismos políticos” e veio defender que é essencial o partido estar preparado para manter a sua liderança, mesmo que saia derrotado das legislativas, e manter-se unido. A moção que vai ser apresentada por Rui Rio tem por base uma visão para a próxima década e não apenas para dois anos, assegura.

David Justino foi militante do Movimento de Esquerda Socialista (MES), tendo aderido ao PSD em 1992. A mudança partidária terá sido fomentada por Isaltino Morais, que o levou para vereador da Habitação Social na Câmara Municipal de Oeiras. Foi ainda ministro da Educação durante o mandato de Durão Barroso e chegou a conselheiro para os Assuntos Sociais de Cavaco Silva, na altura em que este era ainda presidente da República.

 

Isabel Meirelles:

É uma das mulheres na lista de vice-presidentes de Rui Rio e um sinal renovador do novo líder, que assumiu a vontade de equilibrar o “núcleo duro” do partido com elementos de ambos os géneros. Rui Rio quer retribuir o esforço de Isabel Meirelles na corrida à liderança da Câmara Municipal de Oeiras, em 2009, considerando que este foi um grande desafio.

A advogada foi o nome escolhido pelo PSD para liderar a corrida do partido a Oeiras, depois de Isaltino Morais ter perdido o apoio dos sociais-democratas pelos alegados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Na altura, o PSD caiu para terceiro partido mais votado no concelho, atrás do movimento independente Isaltino Oeiras Mais à Frente (IOMAF) e do PS. Isabel Meirelles conquistou apenas 16,42% dos votos.

 

Manuel Castro Almeida:

Foi secretário de Estado do Desenvolvimento Regional durante o Governo de Pedro Passos Coelho, tendo ficado responsável pela pasta dos fundos comunitários. Manuel Castro Almeida iniciou a atividade autárquica com apenas 16 anos, como auxiliar administrativo dos serviços municipalizados da água de São João da Madeira e foi aí que anos mais tarde se veria a tornar presidente da Câmara. Foi eleito sucessivamente em três eleições autárquicas.

O antigo presidente da Câmara de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, pode ser uma peça fundamental para Rui Rio nos dossiers da descentralização e no que toca aos fundos da União Europeia.

 

Elina Fraga:

A antiga bastonária da Ordem dos Advogados é outra das mulheres a integrar a lista de vice-presidentes de Rui Rio. Embora nunca tenha tido grande protagonismo na vida política, Elina Fraga é uma militante social-democrata de longa data e durante o mandato de Pedro Passos Coelho enquanto primeiro-ministro ter-lhe-á dirigido duras críticas.

Elina Fraga é uma das apostas de Rui Rio para poder implementar uma reforma na justiça e revitalizar a democracia, como defendeu durante a campanha para as diretas do PSD.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.