[weglot_switcher]

Cada vez mais empresas utilizam o parque de estacionamento para gerar energia limpa. Porquê?

Nos últimos dois anos temos vindo a assistir a um aumento dos custos com a energia, que afeta o sector empresarial.
17 Outubro 2022, 07h55

 

Neste período observámos também que há cada vez mais empresas a querer reduzir as suas despesas energéticas e a aderir à instalação de energia fotovoltaica para autoconsumo. As organizações que tomaram este passo rumo à transição energética, por um lado, sentem que esta escolha permitiu aliviar as suas contas, por outro, reduziram a sua pegada carbónica.

Habitualmente, as centrais solares fotovoltaicas são instaladas na cobertura dos edifícios, sempre que estas têm espaço e reúnem as obrigatórias condições de estabilidade. No entanto, os negócios reconhecem cada vez mais os benefícios de outro tipo de sistemas, tal como o Carport Solar – um conceito inovador de estacionamento que unifica uma estrutura para sombreamento do parque com a produção de energia solar. Este é um formato que oferece uma combinação ideal, os veículos estacionados no parque ficam protegidos do sol no verão e da chuva no inverno, enquanto se produz energia limpa e renovável. Quando instalado em empresas, espaços comerciais e/ou industriais, este sistema oferece um grande conforto a quem os frequenta e os veículos ficam mais protegidos contra sujidade.

Uma solução para vários setores

O setor do retalho foi o grande pioneiro na adoção de Carports Solares em Portugal, pois para além das suas necessidades energéticas, este setor tem na sua missão a melhoria constante da experiência e conforto dos seus clientes. Da mesma forma, a indústria tem vindo a adotar este tipo de estruturas, oferecendo aos seus colaboradores, parceiros, clientes e visitantes a proteção dos seus veículos, enquanto reduzem a fatura energética e as emissões de gases com efeito de estufa. Mas também o sector do turismo está a apostar neste conceito inovador, aumentando a comodidade aos seus hóspedes com zonas de estacionamento à sombra. Estes estabelecimentos, a par com os outros, têm ainda a possibilidade de incorporar carregadores para veículos elétricos, facilitando o carregamento dos veículos estacionados com energia limpa.

Os benefícios das empresas com Carports Solares

Neste tipo de solução, até ao momento, a Helexia já desenvolveu e investiu em Carports Solares, totalizando um investimento superior a 5,6 milhões de euros em toda a infraestrutura e uma potência instalada de 5,2 MWp. Estas centrais já produziram 9,11 GWh de energia limpa e renovável e trouxeram poupanças superiores a 260 mil euros aos clientes Helexia. A par com os benefícios económicos, estas centrais têm um contributo ecológico importante, pois já permitiram evitar 4281 toneladas de CO2, o equivalente a plantar 110 mil árvores. Debaixo destes Carports com cerca de 15 mil painéis solares fotovoltaicos cabem ainda mais de 1000 viaturas estacionadas.

Mas os benefícios dos Carports Solares não terminam por aqui: os imóveis são também valorizados com a instalação deste tipo de infraestruturas e reforçam ainda a imagem de sustentabilidade e inovação das empresas, demonstrando um compromisso firme e evidente com a proteção do ambiente.

Para as empresas reduzirem os seus custos energéticos e garantirem a sua independência energética, os projetos de energia solar são uma alternativa viável e comprovada por todos aqueles que já deram este passo rumo à transição energética.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Helexia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.