[weglot_switcher]

Cafôfo: “A gestão dos Horários do Funchal é do Governo Regional”

Os Horários do Funchal é um dos temas abordados pelo reeleito presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, na entrevista publicada amanhã na edição impressa do Económico Madeira.
5 Outubro 2017, 17h46

Os Horários do Funchal (HF) foi um dos temas abordados pelo reeleito presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, numa entrevista publicada amanhã na edição impressa do Económico Madeira onde foi peremptório em atribuir a responsabilidade da gestão da empresa ao Governo Regional.

O presidente da câmara municipal, Paulo Cafôfo, afirmou, em entrevista ao Económico Madeira, que sai na edição impressa de amanhã, que a gestão dos HF está “a cargo do Governo Regional” mostrando a disponibilidade da autarquia no sentido de dar “as suas ideias nas questões da mobilidade”.

Cafôfo esclarece que existiu a nível nacional “a lei de bases da política de transportes públicos” em que houve a possibilidade “de as autarquias poderem gerir a concessão dessas linhas”. O presidente da autarquia explica que “o decreto foi adaptado à Região” mas que se esqueceram de uma coisa que era “o fundo necessário para as compensações por serviço público”. O edil reforça que a tutela da empresa “continuará a ser do Governo Regional”.

Os HF tinha sido um assunto abordado pelo Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), em setembro, em pedia uma clarificação sobre a empresa de transportes públicos que opera no município. A estrutura sindical criticou a falta de decisão sobre os HF apesar de já ter pedido à Câmara Municipal do Funchal que tome uma posição sobre “se assume ou não as responsabilidades de gestão da empresa”.

O SNM referia nesse comunicado que “já não eram pagas indemnizações compensatórias desde o início do ano” e que “estão reunidas as condições para que a empresa entre em ruptura financeira por falta de pagamento”. Na campanha eleitoral das eleições autárquicas o ‘Funchal Forte’ abordou o tema dos HF acusando o edil de andar a “marinar irresponsavelmente” este dossier.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.